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TítuloCaracterização do amortecimento de camadas de pavimentos betuminosas
Outro(s) título(s)Damping characterization of the bituminous pavements layers
Autor(es)Amorim, Ana João Freitas de
Orientador(es)Freitas, Elisabete F.
Rodrigues, José Dias
Palavras-chaveCaraterização de misturas betuminosas
Impedância mecânica
Amortecimento
Characterization of bituminous mixtures
Mechanical impedance
Damping
Data2013
Resumo(s)O incessante desenvolvimento das vias de comunicação que se tem verificado ao longo das últimas décadas tem sido acompanhado por um elevado nível de exigência por parte dos seus utilizadores. Esse aspeto tem incentivado o Engenheiro rodoviário a investigar as mais diversas técnicas de aperfeiçoamento dos pavimentos a utilizar nas estradas, tornando-as, seguras, amigas do ambiente e economicamente viáveis. Neste contexto surge a caracterização do amortecimento em pavimentos, esta caraterização pode ser aplicada à camada de desgaste ou à totalidade das camadas constituintes. Para além dos benefícios de conforto dinâmico que o amortecimento gera, ele encontra-se ainda associado a benefícios acústicos e de segurança. O presente trabalho pretende contribuir para caracterizar a variabilidade da propriedade “Amortecimento” dos pavimentos. Posto isto, diversos tipos de amostras betuminosas de pavimentos serão submetidos a ensaios de laboratório. Nestes ensaios, as camadas de pavimentos serão submetidas ao impacto de um martelo, com intervalo de força definido, e as propriedades das ondas dinâmicas resultantes serão quantificadas em dois pontos distintos a partir do auxílio de um acelerómetro e de uma plataforma informática especialmente desenvolvimento para este tipo de ensaios. Esta tecnologia será utilizada em amostras de misturas betuminosas de vários tamanhos e a diferentes temperaturas. Essas misturas serão descritas ao longo do trabalho, que será realizado no laboratório de Engenharia Civil da Universidade do Minho.
The unceasing development of the roads that has been observed over the past decades has been accompanied by a high level of demand from its users. This aspect has encouraged road Engineer to investigate various techniques for improving pavements to be used in roads, making them secure, environmentally friendly and economically viable. In this context the characterization of damping floor appears, this characterization may be applied to the wear layer or all of the constituent layers. In addition to the dynamic benefits that damping generates, it is also associated with acoustic and security benefits. This work aims to contribute to characterize the variability of "damping" property of pavements. That said many types of asphalt pavement samples shall be subjected to laboratory testing. In these tests, the pavement layers will be subjected to the impact of a hammer with a defined strength range, and the properties of the resulting dynamics waves will be quantified in two distinct points with the aid of an accelerometer and a computer platform especially developed for this type of testing. This technology will be used on samples of bituminous mixtures of various sizes and at different temperatures. These mixtures will be described throughout the work, which will be conducted at the Civil Engineering laboratory of Minho University.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil (área de especialização em Perfil de Planeamento e Infraestruturas de Transporte)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30674
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ISISE - Dissertações de Mestrado

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