Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30511

TítuloO impacto da liderança emocional na transferência da aprendizagem
Outro(s) título(s)The impact of emotional leadership in learning transfer
Autor(es)Batista, Rui Alberto Pereira
Orientador(es)Veloso, Ana Luísa de Oliveira Marques
Palavras-chaveTransferência da aprendizagem
Modelo de Holton
Estilos de liderança
Líder ou gestor
Learning transfer
Holton’s Model
Emotional leadership style
Leader or manager
Data2014
Resumo(s)Devido às exigências do avanço tecnológico e do ambiente competitivo que cada vez mais evidente, a formação torna-se necessária para as organizações e para os indivíduos responderem a estas exigências. Esta afirmação é apoiada com resultados afirmando que a formação pode dar uma vantagem competitiva às organizações (Brum, 2007). Estudos referem que os supervisores têm impacto na transferência das aprendizagens da formação (Holton, 2005; Branquinho e Veloso, 2013). Os objetivos desta investigação é de analisar os fatores que influenciam a transferência da aprendizagem para o contexto de trabalho, e avaliar o possível impacto do estilo de liderança emocional dos supervisores na transferência da aprendizagem. Para alcançar este objetivo, foi utilizado um questionário – PLTSI (Velada, Caetano, Bates, & Holton, 2009) e realizadas entrevistas exploratórias aos supervisores. Os resultados do estudo apoiam o modelo de Holton (1996, 2005), embora haja diferenças do estudo realizado por Branquinho e Veloso (2013). As escalas obtiveram uma boa consistência interna e os dados das entrevistas vão no mesmo sentido que os dados do questionário, com exceção à escala “Motivação para transferir” e “Suporte de Supervisor”. No entanto, os dados sugerem que o estilo de liderança emocional não influência as variáveis identificadas por Holton (1996, 2005).
Due to the demands of technological advances and the competitive environment that is becoming more evident, training is becoming necessary so that organizations and individuals answer those demands. This claim is supported with results claiming that training may give a competitive advantage to organizations (Brum, 2007).Studies refer that supervisors have an impact on the transfer of knowledge gained through training programs. (Holton, 2005; Branquinho e Veloso, 2013). This investigation’s objectives are to analyze the factors that influence the transfer of learning to the workplace, and evaluate the possible impact of the supervisor’s emotional leadership style on the transfer of learning. To achieve this goal, a questionnaire was used – PLTSI (Velada, Caetano, Bates, & Holton, 2009) and exploratory interviews were done to the supervisors. The study’s results support Holton’s model (1996, 2005) although there are differences in Branquinho and Veloso’s study (2013). The scales had a good internal consistency and the interview data support the questionnaire’s data, with the exception for the scale “Motivation to transfer” and “Supervisor Support”. Although data suggests that the emotional leadership style does not influence the variables identified by Holton (1996, 2005).
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30511
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rui Batista- Tese de Mestrado 2014.pdf
Acesso restrito!
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