Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30457

Título(Re)inventar a ação em creches: o contributo da formação de educadores de infância
Autor(es)Rosário, Rafaela
Mendes, Maria Goreti Silva
Vilaça, Simão
Martins, Cristina Araújo
Candeias, Analisa
Sousa, Marco
Melo, Maria Manuela da Silva
Martins, Maria de Fátima da Silva Vieira
Palavras-chaveFormação de professores
Educadores de infância
Creches
Pedagogia
DataJul-2014
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Resumo(s)Os desafios da atualidade impõem uma pedagogia emancipatória, crítica, tolerante na incerteza e assente numa articulação com a sociedade que se afigura heterogénea e composta de singularidades. O texto que apresentamos pretende analisar as potencialidades e constrangimentos sentidos pelas educadoras de infância numa experiência de educação e formação, que decorreu no âmbito de um estudo mais alargado, em desenvolvimento desde 2012, em creches da cidade de Braga. Dezoito educadoras de infância de sete creches participaram nas sessões de formação, desenvolvidas e dinamizadas por um grupo de investigadores/formadores da Escola Superior de Enfermagem, onde se abordaram conteúdos relacionados com o desenvolvimento infantil, diversificação alimentar e segurança e higiene alimentar. Privilegiámos processos reflexivos sobre e a partir da experiência dos participantes, com vista à sua (re)construção. Explorámos as representações das educadoras de infância, negociámos os conteúdos e as práticas de ensino e avaliação, num movimento de centralização no pensamento e ação das mesmas. No seu conjunto foi possível uma interrogação sobre as práticas vigentes nas creches e a criação de espaços de diálogo para a (re)construção do conhecimento e da ação. As educadoras, inspiradas pela formação, realizaram tarefas de experimentação da (in)formação partilhada, junto das crianças (e pais) nas creches, num processo cíclico de formação/ação. Procedemos a alguns reajustes ao plano inicialmente traçado, em função das necessidades e interesses das participantes. As educadoras revelaram entusiasmo e tiveram uma assiduidade total à formação.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoPublicado em "Pedagogia para a autonomia – imaginar e fazer a mudança em tempos difíceis : 6º Encontro do Grupo de Trabalho-Pedagogia para a Autonomia (GT-PA) : atas". ISBN 978-989-8525-28-4
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30457
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Reinventar_acao_creches_o_contributo_da_formacao_educadores_infancia.pdfdocumento principal1,82 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID