Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30235

TítuloIntegração curricular da Wikipédia: um estudo de caso na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação no 9º ano do ensino básico
Outro(s) título(s)Curricular integration of Wikipedia: a case study in the discipline of Information Technology and Communication (ITC) at the 9th grade of basic education
Autor(es)Capitão, Manuel Almeida
Orientador(es)Oliveira, Lia Raquel
Palavras-chaveWikipédia
Wikipédia na sala de aula
Construção de conhecimento
Literacia informacional
Multiliteracias
Wikipedia in the classroom
Knowledge construction
Information literacy and multiple literacies
Data2014
Resumo(s)A dissertação relata uma investigação realizada no âmbito de um projeto proposto e coordenado por Lia Oliveira em Julho de 2012, em que participam 7 investigadores (mestrandos e orientadora) e do qual resultaram já 3 publicações (Oliveira et al, 2013a, 2013b, 2013c). A problemática, questões de investigação, objetivos e metodologia, no geral, são as mesmas, bem como alguns instrumentos concebidos de raiz. Contudo, os contextos – i.e., região/localidade, nível e ano de ensino, disciplina e estratégia pedagógica - são diferentes. O estudo propõe melhorar a literacia informacional dos alunos (acesso, seleção, avaliação e gestão da informação) através da integração da Wikipédia na sala de aula. Para o efeito, criouse uma atividade pedagógico-didática com a temática “Narrativas Digitais”, no âmbito da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) do 9.º ano de escolaridade numa Escola Secundária. O produto final da atividade constitui um artigo para a Wikipédia, criado colaborativamente pelos alunos. Trata-se de um estudo de caso exploratório, em ambiente de investigação ação-crítica, desenvolvido no ano letivo 2012/2013, envolvendo uma turma de dezoito alunos, com a finalidade de suscitar o espírito crítico, favorecer tomadas de consciência e dar voz aos participantes. Como resultados, os alunos referiram a Wikipédia como fonte de informação pouco fiável, levando-os à verificação de fontes e comparação de informação. Revelaram, também, dificuldades na produção de artigos, recorrendo, em termos de gestão de informação, ao procedimento copiar-colar “direto”, contrariando os dados obtidos nos questionários. A denúncia de plágio pelos editores da Wikipédia de partes do artigo publicado foi uma situação vivenciada pelos alunos. O conhecimento do funcionamento desta enciclopédia on-line foi progressivamente adquirido, embora tivesse ficado numa fase incipiente, face ao pouco tempo disponível para a experiência. Houve uma tomada de consciência pelo respeito dos direitos de autor que não existia no início da atividade.
This thesis reports an investigation developed in the context of a project that has been proposed and initiated by Lia Oliveira in July 2012. This project involves 7 researchers (masters' students and supervisor) and has already resulted in 3 publications (Oliveira et al, 2013a, 2013b, 2013c). The issues regarding the subject, research questions, goals and methodology are, in general, the same throughout all studies that comprehend this project, as well as some of the instruments specifically designed for this purpose. However, the contexts – i.e., region/locality, level and academic year, subject and pedagogical strategy - are different. The current study aims to improve the information literacy (access, selection, evaluation, and information management) through the incorporation of Wikipedia in the classroom. It was therefore created a didactic- pedagogical activity with the theme "Digital Narratives", within the 9th grade discipline of Information Technology and Communication (ICT) at a Secondary School. The final outcome of this project was the elaboration of an article for Wikipedia, created collaboratively by students. This is an exploratory case study, developed in the context of an action-research approach during the academic year 2012/2013 with eighteen students. The aim was to promote critical reasoning and an active and informed sharing of information. The results obtained reveal that students see Wikipedia as a source of unreliable information, which leads them to the verification and comparison of different data sources. In addition, the students showed difficulties in the elaboration of articles, using the quick method of simply “copy-pasting”, contrary to the data reported in the questionnaires. The complaint of plagiarism by Wikipedia editors in certain parts of the article was a situation experienced by students. An awareness and respect for copyright were also obtained, which did not exist at the beginning of the activity.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30235
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Manuel Almeida Capitão.pdf3,56 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID