Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/30233

TitleRepensar as TIC nas práticas letivas - da formação à integração: um estudo com educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico
Author(s)Barbosa, Guilherme Lopes
Advisor(s)Coutinho, Clara Pereira
KeywordsTIC
Integração
Práticas letivas
Desenvolvimento profissional
Formação contínua
TPACK
Crenças
Autoconfiança
ICT
Classroom integration
Professional development
Teacher training programs
Beliefs
Confidence
Issue date2014
Abstract(s)Preparar os jovens para a vida é a principal missão da escola. A integração das tecnologias nas suas práticas, promovendo o desenvolvimento de competências para aprender de forma autónoma e numa perspetiva construtivista, é uma exigência do paradigma social em que vivemos neste século XXI e do qual a escola jamais se poderá alhear. O presente estudo tem como objetivo contribuir para a compreensão do complexo fenómeno da integração das TIC nas práticas letivas, mais especificamente num contexto ainda pouco estudado em Portugal, como é o caso da Educação Pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico. Ao associarmos uma ação de formação desenhada à luz do referencial TPACK com o seu impacto nas práticas destes docentes e auscultando-os para identificarmos os fatores que potenciam e inibem uma integração das tecnologias numa perspetiva “student-centered”, tentámos não apenas “empurrar” o estado da arte, mas esclarecer os vários intervenientes no processo de mudança de atitude dos professores. Para o efeito concebemos uma ação de formação devidamente acreditada, que aplicámos a um grupo de trinta e oito docentes, num formato misto de sessões presenciais e trabalho autónomo experimental em sala de aula, complementadas com partilha de experiências e reflexões, num mural do Facebook criado para o efeito. Seguindo uma metodologia do tipo descritivo exploratório, revisitámos a formação inicial e contínua dos professores, geradoras das suas competências de conteúdo, pedagógicas e tecnológicas, objetivando analisar a profundidade e a forma como estas influenciam as suas práticas, conjugadas com as crenças, atitudes e níveis de autoconfiança. Para a recolha de dados, utilizámos uma entrevista a uma amostra criterial de variação máxima, composta por doze desses formandos, complementando-a com as suas reflexões e testemunhos, publicados no mural referido. O estudo permitiu identificar com clareza os vários requisitos da formação contínua na área das competências tecnológicas, geradores de potencial para a sua integração e necessários à promoção de processos de mudança nos docentes. Desta forma, pudemos concluir que apenas os programas de formação contínua corretamente desenhados, que incluem experimentação e reflexão sobre os resultados e devidamente contextualizados nos currículos e nas necessidades dos professores, poderão induzir alterações nas práticas letivas.
Preparing young learners for life is the main school’s mission. The technology integration in their practices, promoting the development of skills to learn independently and in a constructivist perspective, it is a requirement of the social paradigm in which we live in this twenty-first century and which the school will never ignore. The present study aims to contribute to the understanding of the complex phenomenon of ICT Classroom integration, and more specifically, in a context still little studied in Portugal such as the Preschool Education and Primary School Education. By associating an inservice teacher training program, designed and based on TPACK framework with its impact on their practices and hearing them to identify the factors that enhance and inhibit the technology integration in a "student-centered” perspective, we tried not only to push “the state of the art” but also to clarify the various stakeholders involved in the teachers’ change process. To achieve this goal, we designed an inservice teacher training program, applied to a group of thirty-eight teachers in a mixed format of face-to-face sessions and independent experimental work in the classroom, complemented by sharing experiences and reflections, in a Facebook secret group, created for this purpose. Following an exploratory research methodology, we revisited the initial and inservice teachers’ training programs, generating the content, pedagogical and technological skills, aiming to analyze the way and how deep these influence their practices, combined with the beliefs, attitudes and self confidence levels. For data collection, we used an interview, on a maximum variation criterial sample, composed by twelve such trainees, supplementing it with their reflections and testimonies published in the Facebook group above. The study allowed us to clearly identify the various requirements of inservice teachers’ training programs in the area of technological skills, generating potential for their classroom integration and necessary for the promotion of teachers’ change process. Thus, we can conclude that only the training programs correctly designed, which includes experimentation and reflection on the results and appropriately contextualized in curricula and teachers’ needs, may lead changes in classroom practices.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30233
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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