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https://hdl.handle.net/1822/30215
Título: | Processamento sensorial: uma nova dimensão a incluir na avaliação das crianças com perturbações do espectro do autismo |
Autor(es): | Silva, Elisabete Rodrigues da |
Orientador(es): | Pereira, Ana Paula da Silva |
Palavras-chave: | Perturbações do espectro do autismo Processamento sensorial Avaliação Autism spectrum disorders Sensory processing Assessment |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | As Perturbações do Espectro do Autismo são hoje consideradas como uma
desordem complexa do comportamento que se caracterizada por deficits na
comunicação social e comportamentos, interesses e atividades restritos e repetitivos.
Alguns estudos revelam que 40% a 80% das crianças com Perturbações do
Espectro do Autismo apresentam alterações ao nível do processamento sensorial, que se
manifestam através da dificuldade em responder adequadamente a estímulos sensoriais.
Nesta investigação pretende-se analisar em que medida existe grau de
diferenciação na perceção dos pais e profissionais na área do processamento sensorial
das crianças com Perturbações do Espectro do Autismo, dos 3 aos 6 anos e em que
medida as várias variáveis sociodemograficas e profissionais interferem no perfil de
desenvolvimento na área do processamento sensorial, destas mesmas crianças.
Utilizamos uma metodologia de natureza quantitativa e inferencial e como
instrumento de recolha de dados, a “Escala de Avaliação do Perfil Desenvolvimental de
Crianças com Perturbações do Espectro do Autismo”, de Reis, Pereira e Almeida
(2013).
Os resultados mostram que os pais e profissionais têm uma perceção
semelhante quanto à área do processamento sensorial. O nível educacional e
profissional dos pais, não influencia a perceção destes em relação ao processamento
sensorial. Verificou-se não existirem diferenças significativas entre os vários
profissionais que acompanham as crianças com Perturbações do Espectro do Autismo.
O resultado mais significativo é encontrado ao nível do género da criança, onde pais e
profissionais têm visões diferenciadas.
Os resultados deste estudo induzem a necessidade de futuras investigações
nesta área que incluam a faixa etária 0-3 anos, bem como uma amostra mais robusta, de
forma a definir um perfil mais detalhado no domínio do processamento sensorial. Autism Spectrum Disorder is now considered a complex behavior disorder which is characterized by deficits in social communication and behavior, and repetitive interests and restricted activity. Some studies show that 40 to 80 % of children with Autism Spectrum Disorder show changes in sensory processing levels which are manifested by difficulties in responding appropriately to sensory stimuli. This research aims to analyze to what extent there is a degree of differentiation in the perception of parents and professionals in the sensory processing area of children from 3 to 6 years of age with Autism Spectrum Disorder and, to what extent the various sociodemographic and professional variables interfere with the development profile of the sensory processing area of these children. A quantitative and inferential methodology was applied, together with the "Scale Developmental Profile Assessment of Children with Autism Spectrum Disorder ", Reis, Pereira and Almeida (2013), as an instrument of data collection. The results show that parents and professionals have a similar perception regarding the sensory processing area. Furthermore, the education and professional levels of parents do not influence their perception of sensory processing since there does not exist significant differences regarding sensory processing between the various professionals treating children with Autism Spectrum Disorder. The most significant result where parents and professionals have different views is found in the gender level of the child and the influence this has on the perception of parents and professionals regarding sensory processing, The results of this study call for a greater need for future research to extend the study to a larger number of children, including the 0-3 age group, in order to define a more detailed profile in the field of sensory processing. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30215 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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