Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30210

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Ana Paula Loução-
dc.contributor.authorLages, Marta Sofia Marcospor
dc.date.accessioned2014-09-22T13:44:19Z-
dc.date.available2014-09-22T13:44:19Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/30210-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)por
dc.description.abstractA finalidade do presente estudo consistiu em descrever e explorar a utilização da Monitorização com Base no Currículo, para a identificação de alunos em risco de apresentar Dificuldades de Aprendizagem Específicas na leitura. Desenvolvi um estudo quantitativo, tendo, para a recolha de dados, aplicado a Prova Maze a 1394 alunos do segundo ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pertencentes aos doze agrupamentos de escolas do concelho de Braga. Consideraram-se em risco os alunos cujo resultado se encontrava no percentil 20 ou abaixo deste (Deno, 2003). Os dados foram analisados e apresentados descritiva e inferencialmente. A partir dos resultados deste estudo, concluiu-se que: 1) A prova MBC – Maze se revelou económica, rápida e de fácil aplicação e cotação, tendo sido bem aceite por professores e alunos; 2) Apesar de o crescimento semanal dos alunos em risco e dos não em risco não ter sido muito díspar, 0,100 e 0,123, respetivamente, em ambas as aplicações a média dos alunos em risco é inferior à dos demais alunos; 3) Nos dois momentos de recolha de dados existiram diferenças estatisticamente significativas entre as pontuações obtidas nos doze agrupamentos, não se tendo registado, no entanto, diferenças estatisticamente significativas entre os resultados dos rapazes e os das raparigas; 4) O método 3 (número total de marcações corretas) foi aquele em que se verificou a média superior, enquanto pelo método 2 (número de marcações corretas até duas marcações incorretas consecutivas) se obteve a menor média, em ambas as aplicações. De referir que o método de cotação utilizado condicionou o valor de risco.por
dc.description.abstractThe aim of this study was to describe and explore the use of Curriculum-Based Measurement in the identification of students at risk of developing Specific Learning Disabilities in reading. Using the quantitative method, data was collected by applying the Maze probe to 1394 second grade students, belonging to the twelve school clusters of Braga county. The students whose result was within or below the 20th percentile were considered at risk (Deno, 2003). Data was analyzed and presented descriptively and inferentially. The results of the study led to the following conclusions: 1) Maze probe was economic, quick and easy to implement and evaluate, well accepted by teachers and students; 2) Even though the weekly growth of students at risk was not very different from that of students not at risk, 0,100 e 0,123, respectively, in both probe applications the mean of students at risk is lower than that of the remain students; 3) In both probe applications there were statistically significant differences between the scores of the twelve school clusters, but there weren’t statistically significant differences between the results of boys and girls; 4) Method 3 (total number of correct selections) exhibited the highest mean, while method 2 (number of correct selections up to two incorrect ones in a row) represented the lowest mean, in both probe applications. The risk value was conditioned by the method that was used.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDificuldades de aprendizagem específicaspor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectIdentificação de alunos em riscopor
dc.subjectMonitorização com base no currículopor
dc.subjectProva Mazepor
dc.subjectSpecific learning disabilitiespor
dc.subjectReadingpor
dc.subjectIdentification of students at riskpor
dc.subjectCurriculum-based measurementpor
dc.subjectMaze probepor
dc.titleMonitorização da compreensão da leitura: resultados de alunos em risco de apresentar dificuldades de aprendizagem específicaspor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc376por
dc.subject.udc372.41por
dc.identifier.tid201407531por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Marta Lages.pdf1,54 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID