Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30206

TítuloO nível de dempenho motor na ginástica dos estudantes do ensino profissional : um estudo exploratório no 12º ano
Autor(es)Marinho, Sílvia Alexandra da Costa
Orientador(es)Sá, César Augusto
Palavras-chaveEducação física
Prática de ensino supervisionada
Programa de educação física
Ensino profissional
Physical education
Supervised teaching process
Education programme
Data2014
Resumo(s)O presente documento procura descrever, analisar e refletir todo o percurso da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano letivo 2012/2013, enquanto professora estagiária de Educação Física, numa Escola Secundária situada em Viana do Castelo. Ao longo deste trabalho enuncia-se detalhadamente o processo de ensino-aprendizagem, bem como o desenvolvimento pessoal, profissional e de investigação. Sendo a Educação Física uma disciplina curricular obrigatória no sistema educativo português e a ginástica uma matéria nuclear presente nos vários anos e ciclos de estudo, julgamos importante uma atenção especial a esta modalidade, até pela sua especificidade, e às repercussões motoras que ela têm tido nos estudantes. O objetivo principal deste estudo foi verificar se os alunos que frequentam o 12ºano de escolaridade do Ensino Profissional possuíam as competências motoras adequadas ao referido ano e, por consequência, identificar o nível de desempenho motor dos estudantes ao nível da Ginástica de Solo e Aparelhos relativamente ao que seria suposto terem já consolidado ao nível do 10º e 11º ano. A amostra por conveniência foi constituída por 15 alunos do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos. Os resultados deste estudo permitem constatar que em sentido geral em todas as competências motoras observadas, 64% dos estudantes atingem um nível considerado de sucesso, enquanto 36% não atinge o referencial mínimo. Quando os resultados são observados mais pormenorizadamente verifica-se que a maioria obteve resultados negativos (abaixo de 2.5) em 3 das 8 competências motoras analisadas, ao passo que acima de 2.5 surgem em 5 das 8 das analisadas. Separando as duas modalidades da Ginástica observadas chega-se à conclusão que a amostra obteve uma média de resultados positivos em 4 dos 5 elementos observados na Ginástica de Aparelhos, ao passo que na Ginástica de solo só conseguiram obter uma média positiva em 1 dos 3 elementos observados, revelando uma “marca” muito clara de que as competências motoras na Ginástica de Solo não foram aprendidas nem consolidadas nos anos transatos.
The present document intends to describe, analyse and reflect on the whole supervised teaching process, during 2012/2013, as a trainee teacher in a secondary school in Viana do Castelo. This study entails, in detail, the complete learning-teaching process, as well as the personal, professional and research development. As Physical Education is an obligatory curriculum subject in the Portuguese school system and gymnastics is part of the program in the various years and cycles of studies, we think special attention to this modality is important, even for its specificness and the motor repercussions it has had on students. The main objective of this study was to verify if the students that attend the twelfth year of the Professional Education had the required motor skills and consequently, identify the motor skills level of the students as to Floor and Apparel Gymnastics based on what they should have already consolidated in the tenth and eleventh year. The sample by convenience was made up of 15 male students, between 16 and 20. The results of this study allows us to assume that in a general sense in all the motor skills observed, 64% of the students reached the success level, while 36% didn´t reach the minimum required. When the results are observed in detail we notice that most of the students had negative results (below 2.5) in 3 of 8 motored skills analysed, where as above 2.5 appear in 5 of 8 studied. Separating the two modalities of gymnastics observed, we reach the conclusion that the study had a positive average result in 4 of 5 elements observed Gymnastics Apparel whereas in Gymnastics Floor, they only reached a positive average of 1 in 3 elements observed, revealing a clear “mark” that the motor skills in Gymnastics Floor were not acquired in the previous years.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30206
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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