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TitleAtitudes dos alunos da região urbana e periférica do concelho de Guimarães face à disciplina de Educação Física
Other titlesStudents’ attitudes towards Physical Education class in urban and peripheral region of Guimarães
Author(s)Novais, Rui Alberto Borges
Advisor(s)Pereira, Beatriz Oliveira
KeywordsEducação física
Atitudes dos alunos
Escola
Freguesias centrais
Freguesias periféricas
Physical education
Student's attitudes
School
Urban and peripheral region
Issue date2013
Abstract(s)A construção do presente Relatório de Estágio, referente à Unidade Curricular, Prática de Ensino Supervisionada (PES), do 2º ano do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do ano letivo de 2012/2013, tem por objetivo demonstrar e transcrever, todo o processo de ensino/aprendizagem, aplicado numa Escola Secundária de Guimarães, local onde decorreu o meu estágio profissional. Sendo assim, a realização da PES centrou-se essencialmente sobre três grandes áreas: a área 1, referente à organização e gestão do ensino e da aprendizagem, onde são discriminados todos os momentos do processo de intervenção pedagógica, ou seja, desde a sua conceção, planeamento, realização até à sua avaliação; a área 2, referente à participação na escola e relação com a comunidade, onde são demonstradas todas as atividades organizadas pelo núcleo de estágio, bem como outras atividades, organizadas pelo departamento de Educação Física da escola e, em que o núcleo de estágio colaborou; a área 3 diz respeito a um trabalho de investigação e desenvolvimento profissional, realizado ao longo do ano letivo, onde se pretendeu com a sua realização, perceber se as atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física eram influenciadas, pelo facto dos alunos habitarem nas freguesias centrais ou periféricas da cidade de Guimarães. Participaram no estudo 135 alunos, dos quais 68 (50,4%) eram provenientes de freguesias centrais e 67 (49,6%) de freguesias periféricas, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos . Para o efeito foi aplicado um questionário, desenvolvido e validado por Pereira (2008), denominado “Atitudes dos Alunos face à Educação Física”. O que se constatou pelos resultados encontrados é que ambos os grupos de alunos apresentam atitudes positivas face à disciplina de Educação Física, sendo que os alunos residentes nas freguesias centrais apresentam valores médios superiores no conjunto das atitudes face à disciplina de Educação Física, no entanto essas diferenças não são estatisticamente significativas. Ou seja, em termos gerais (considerando dentro de cada grupo os rapazes e as raparigas, simultaneamente), a proveniência geográfica não é discriminadora das atitudes face à disciplina de Educação Física.
This Practicum Report, relative to the Supervised Teaching Practice’s course, of the Master’s in Physical Education Teaching in the Elementary and Secundary School of the year 2012/2013, is to demonstrate the entire process of teaching and learning applied in a secondary school of Guimarães, where my internship took place. The Supervised Teaching Practice’s was centered mainly in 3 main areas: first one regards the organization and management of the teaching and learning. Here are described all the moments of the pedagogic intervention’s process - conception, planning, conducting and evaluation. Second one regards the participation in school and the relationship with the community. Here are shown all the activities organized by the internship group and also other activities organized by the school’s Physical Education department but where the internship group participated. Third one regards an investigation and professional development work, made during the school year, with which was tried to understand if the student’s attitudes towards the Physical Education class were influenced by the fact of the students live in the central or peripheral villages of the county. The sample of this study was 135 students from which 68 (50,4%) come from central villages and 67 (49,6%) from peripheral villages. It was used an questionnaire that was developed and validated by Pereira (2008), named “Students’ attitudes towards Physical Education”. The conclusion taken from the results have confirmed that both groups present a positive attitude towards Physical Education class. However, the students who live in the central villages have higher average values in the set of these attitudes but there is not statistically differences. That means that, in general, (considering simultaneously boys and girls in each group) the geographic origin is not an influence to the attitude towards the Physical Education.
TypemasterThesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/30180
AccessopenAccess
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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