Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30160

TítuloA "magia" das ciências como resposta aos interesses, às necessidades e às curiosidades das crianças : relatos de exploração e descoberta em contexto de jardim de infância e de creche
Autor(es)Pereira, Cristiana Filipa da Silva
Orientador(es)Parente, Maria Cristina Cristo
Palavras-chaveCiências e experiências
Conhecimento do mundo
Curiosidade
Science and experimental activities
World’s knowledge
Curiosity
Data2014
Resumo(s)O presente relatório, resultado de um estágio curricular nas valências de creche e de jardim de infância, apresenta e relata o enquadramento, o desenvolvimento e a avaliação de um projeto de intervenção pedagógica, com dimensão investigativa, desenhado e consolidado nos dois contextos. Após algumas semanas de observação, de registo e de reflexão acerca dos contextos e dos participantes, o projeto – “a magia das ciências como resposta aos interesses, às necessidades e às curiosidades das crianças: relatos de exploração e descoberta em contexto de jardim de infância e de creche” – visou, como o próprio nome refere, responder aos interesses e às curiosidades que as crianças demonstraram acerca do mundo que as rodeias. Era evidente o fascínio dos dois grupos pela “magia” que as atividades/jogos experimentais provocavam. Neste sentido, em reflexão com as educadoras cooperantes, foi possível identificar uma curiosidade a explorar nos dois grupos. Portanto, este tema é resultado de uma reflexão contínua sobre as observações realizadas em ambos os contextos. Desenhado o projeto em torno dos interesses, das necessidades e das curiosidades das crianças, pretendia, com o mesmo, criar ambientes/espaços ricos, significativos e autênticos de exploração e descoberta; proporcionar oportunidades de manipulação, exploração, observação, experienciação, descoberta e reflexão acerca dos materiais, dos objetos e dos acontecimentos; fomentar a curiosidade das crianças em querer conhecer melhor o mundo que as rodeias; ampliar o seu conhecimento sobre o mundo e contribuir para a criação de uma atitude positiva face às ciências. No que concerne às estratégias pedagógicas, tanto no contexto de jardim de infância, como no contexto de creche, foram desencadeadas de acordo com os interesses e as características dos grupos. Por outras palavras, o envolvimento do grupo nesta área do saber despoletou o desenvolvimento de atividades, todas sequenciadas, ancoradas na sua curiosidade e com significado pessoal. Contudo, no primeiro contexto, as crianças envolveram-se mais em atividades/jogos experimentais, na criação de uma área das ciências e na exploração da mesma. Enquanto no segundo, as estratégias centraram-se mais na exploração de materiais naturais, com todos os seus sentidos, especialmente a água e o gelo. Deste modo, o desenvolvimento do projeto de intervenção permitiu, em contexto de jardim de infância, responder aos interesses das crianças, alargar a sua curiosidade, desenvolver a linguagem oral e desenvolver algumas atitudes e competências inerentes às ciências, e em contexto de creche, ampliar o conhecimento das crianças sobre o mundo, nomeadamente sobre os materiais naturais. Assim, e de um modo geral, este projeto de intervenção proporcionou, sobretudo, oportunidades de exploração e descoberta sobre o mundo, responder às interrogações que as crianças tanto colocam sobre o mundo físico e desenvolver competências e atitudes pessoais e sociais.
This report, resulting of a curricular internship in nursery school and kindergarten, exposes the background, development and evaluation of a pedagogical intervention project, with investigative basis, planned and consolidated in both contexts. After a few weeks doing observations, maintaining records and reflecting about the contexts and their participants, the project – “the magic of Science as a reply to children’s interests, needs and curiosities: records of exploration and discovery in contexts of nursery school and kindergarten – aimed to, as the name itself refers, respond to the interests and curiosities that were shown by children, about the surrounding world. Their fascination provoked by the “magic” of the experimental activities/games was clear in both groups. Therefore, after discussing with the cooperating teachers, it was possible to identify a curiosity to be explored in both groups. So, this theme results of a continuous reflection about the observations made in both contexts. Having designed the project around children’s interests, needs and curiosities, I intended to create rich, significant and authentic environments/spaces of exploration and discovery; to create opportunities of manipulation, exploration, observation, experimentation, discovery and reflection about all the materials, the objects and the events; to promote children’s curiosity about their surrounding world; to increase their knowledge about the world and contribute to the creation of a positive attitude towards Science. Concerning pedagogical strategies, whether in the nursery school context or in the kindergarten, they were developed accordingly to groups’ interests and characteristics. In other words, the group’s connection to this area of knowledge, triggered the development of the activities, all sequenced and anchored in their curiosity with personal meaning. However, on the first context, children got more involved in the experimental activities/games, creating a Science area and exploring it. On the second one, the strategies focused on the exploration of natural materials, with all senses, namely water and ice. Thus, in the kindergarten context, the development of this intervention project has lead to the reply of the children’s interests, to the widening of their curiosity, to develop oral language, to the development of some attitudes. In the nursery school context, it has lead to an enlargement of children’s knowledge about the world, specially, about the materials and natural phenomena related to water. So, this intervention project has offered, most of all, opportunities to explore and discover our world and opportunities to answer the questions that children have about our physical world and develop social and personal skills.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30160
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cristiana Filipa da Silva Pereira.pdf7,84 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID