Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30100
Título: | A fraccionação de Bi-Ti-Nb-Ta em pegmatitos graníticos como indicador paragenético para a detecção de água-marinha: aplicação ao caso de Melatube (Mocuba, Moçambique) |
Outro(s) título(s): | Bi-Ti-Nb-Ta fractionation in granitic pegmatites as a paragenetic guide for aquamarine detection: Melatube case study (Mocuba, Mozambique) |
Autor(es): | Dias, Patrícia Sofia Alves Gomes, C. Leal Marques, João Guimarães, Fernanda |
Palavras-chave: | Melatube–Moçambique Água-marinha Fraccionação de Bi-Ti-Ta-Nb Indicadores paragenéticos Melatube-Mozambique Aquamarine Bi-Ti-Ta-Nb fractionation Paragenetic guides |
Data: | 2006 |
Resumo(s): | A assinatura geoquímica dos minerais de Nb-Ta-Ti e a sua associação com minerais de bismuto no grupo pegmatítico de Melatube, põe em evidência algumas condições de intrusão e cristalização favoráveis à formação de água-marinha, na transição, zona intermédia - núcleo de quartzo: a) presença de rochas meta-ultrabásicas encaixantes; b) espessura adequada do corpo pegmatítico; c) dissipação lenta de calor permitindo forte difusão de constituintes, nucleação viável e crescimento regular. The geochemical signature of Nb-Ta-Ti – group minerals and associated Bi phases in Melatube pegmatites emphasizes the importance of some specific genetic conditions controlling aquamarine crystallisation at the transition between intermediate zone and quartz core: a) presence of meta-ultrabasic host-rocks; b) pegmatite bodies with an adequate width; c) protracted heat supply or slow cooling rate simultaneously allowing strong constituent diffusion, steady nucleation and consistent growth rates. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30100 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIG-R - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VIICNGVolIII099.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |