Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30094
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dionísio, Maria de Lourdes | por |
dc.contributor.author | Bethônico, Jônio Machado | por |
dc.date.accessioned | 2014-09-11T13:27:00Z | - |
dc.date.available | 2014-09-11T13:27:00Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/30094 | - |
dc.description | Publicado em Atas do 2.º Congresso "Literacia, Media e Cidadania", ISBN 978-989-96478-3-1 | por |
dc.description.abstract | Neste texto serão apresentados dados referentes a dois estudos que procuraram compreender o papel da escola na construção de cidadãos plenos, ativos e autônomos, considerando a atual centralidade do consumo e a hegemonia da lógica do marketing na mídia e nos espaços públicos. Num primeiro estudo, buscou-se saber se e como os livros didáticos da disciplina de Língua Portuguesa dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no Brasil, contribuíam para a formação de consumidores críticos, mais capazes de desnudarem os artifícios do discurso de caráter publicitário, nas mais diversas formas, e conscientes acerca de temas como consumismo, desperdício, desejos de compra. Para estas competências de compreender e usar estes textos, concebeu-se o termo “Letramento (ou literacia) em Marketing”. Grande percentagem das incidências encontradas corresponderam a gêneros publicitários canônicos impressos (anúncios de jornal, cartazes, panfletos), mas foram identificadas outras peças de marketing (embalagens, rótulos, logomarcas, capas de livro), a partir das quais eram propostas atividades de leitura e/ou de produção textual – inclusive sob uma perspectiva discursiva, próximas das condições reais da produção e consumo de tais textos. Em um segundo estudo, buscou-se caracterizar, por meio de questionários e entrevistas, a prática dos professores em sala de aula quanto aos gêneros textuais de caráter publicitário usados, as razões e os modos para o seu uso. Os resultados referentes à prática declarada pelos docentes também apresentaram a preponderância dos textos canônicos impressos. Este privilégio, de acordo com estas alegações, está vinculado a aspectos infraestruturais e aos saberes relativos à linguagem não verbal. Este procedimento impacta negativamente no processo de desenvolvimento escolar de uma consciência crítica pois se mostra incompatível com as atuais estratégias das empresas e demais organizações, que cada vez mais se utilizam de meios como a TV e a internet e ações fora dos veículos tradicionais | por |
dc.description.sponsorship | CAPES, BR | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Gabinete para os Meios de Comunicação Social. Grupo de Trabalho Informal sobre Literacia para os Media | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Literacia crítica | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Géneros textuais | por |
dc.title | Letramento em marketing na sala de aula: os gêneros textuais utilizados pelos professores | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 10 - 11 maio 2013 | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 644 | por |
oaire.citationEndPage | 660 | por |
oaire.citationConferencePlace | Lisboa, Portugal | por |
oaire.citationTitle | 2.º Congresso "Literacia, Media e Cidadania" | por |
dc.subject.fos | Humanidades::Línguas e Literaturas | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | 2.º Congresso "Literacia, Media e Cidadania" | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dionísio&Bethônico, 2014.pdf | Doc. principal | 798,85 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |