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dc.contributor.authorDionísio, Maria de Lourdespor
dc.contributor.authorBethônico, Jônio Machadopor
dc.date.accessioned2014-09-11T13:27:00Z-
dc.date.available2014-09-11T13:27:00Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/30094-
dc.descriptionPublicado em Atas do 2.º Congresso "Literacia, Media e Cidadania", ISBN 978-989-96478-3-1por
dc.description.abstractNeste texto serão apresentados dados referentes a dois estudos que procuraram compreender o papel da escola na construção de cidadãos plenos, ativos e autônomos, considerando a atual centralidade do consumo e a hegemonia da lógica do marketing na mídia e nos espaços públicos. Num primeiro estudo, buscou-se saber se e como os livros didáticos da disciplina de Língua Portuguesa dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no Brasil, contribuíam para a formação de consumidores críticos, mais capazes de desnudarem os artifícios do discurso de caráter publicitário, nas mais diversas formas, e conscientes acerca de temas como consumismo, desperdício, desejos de compra. Para estas competências de compreender e usar estes textos, concebeu-se o termo “Letramento (ou literacia) em Marketing”. Grande percentagem das incidências encontradas corresponderam a gêneros publicitários canônicos impressos (anúncios de jornal, cartazes, panfletos), mas foram identificadas outras peças de marketing (embalagens, rótulos, logomarcas, capas de livro), a partir das quais eram propostas atividades de leitura e/ou de produção textual – inclusive sob uma perspectiva discursiva, próximas das condições reais da produção e consumo de tais textos. Em um segundo estudo, buscou-se caracterizar, por meio de questionários e entrevistas, a prática dos professores em sala de aula quanto aos gêneros textuais de caráter publicitário usados, as razões e os modos para o seu uso. Os resultados referentes à prática declarada pelos docentes também apresentaram a preponderância dos textos canônicos impressos. Este privilégio, de acordo com estas alegações, está vinculado a aspectos infraestruturais e aos saberes relativos à linguagem não verbal. Este procedimento impacta negativamente no processo de desenvolvimento escolar de uma consciência crítica pois se mostra incompatível com as atuais estratégias das empresas e demais organizações, que cada vez mais se utilizam de meios como a TV e a internet e ações fora dos veículos tradicionaispor
dc.description.sponsorshipCAPES, BRpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherGabinete para os Meios de Comunicação Social. Grupo de Trabalho Informal sobre Literacia para os Mediapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLiteracia críticapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectGéneros textuaispor
dc.titleLetramento em marketing na sala de aula: os gêneros textuais utilizados pelos professorespor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate10 - 11 maio 2013por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage644por
oaire.citationEndPage660por
oaire.citationConferencePlaceLisboa, Portugalpor
oaire.citationTitle2.º Congresso "Literacia, Media e Cidadania"por
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublication2.º Congresso "Literacia, Media e Cidadania"por
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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