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https://hdl.handle.net/1822/29939
Título: | Parentalidade: um processo construído na interação |
Autor(es): | Martins, Cristina Araújo Barbieri, Maria do Céu |
Palavras-chave: | Transição Parentalidade Enfermagem Interação Construção identitária |
Data: | 2013 |
Editora: | Secções Regionais da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira da Ordem dos Enfermeiros |
Resumo(s): | Introdução: Criar um filho é um desafio de grande responsabilidade e exige profundas transformações e adaptações na vida dos Pais, suscetíveis de provocar desequilíbrio e vulnerabilidade nos próprios e ter implicações no sadio desenvolvimento das crianças. Neste estudo procurámos responder à questão de investigação “Como se desenvolve a transição para o exercício da parentalidade durante o primeiro ano de vida da criança?”. Pretendíamos compreender a natureza desta transição; identificar as condições pessoais, sociais e comunitárias em que ela ocorre e compreender a natureza da sua ação; e, ainda, compreender os padrões de resposta dos Pais; tendo por finalidade o desenvolvimento de uma teoria de médio alcance que contribuísse para melhorar a qualidade dos cuidados de enfermagem prestados à família nesta transição. Metodologia: Recorremos ao referencial metodológico da Grounded Theory, à entrevista semiestruturada (complementada com observação), ao método das comparações constantes e à amostragem teórica para a recolha e/ou análise dos dados. Estes foram colhidos em contexto domiciliário, em cinco momentos distintos, num total de 75 entrevistas e 43 visitas. Participaram no estudo cinco pais e cinco mães (casais). Resultados e discussão: Os resultados permitiram a construção de um modelo teórico explicativo da experiência de transição no exercício da parentalidade, definido pela categoria central Ser pai, ser mãe: um processo em construção na interação, que representa a emergência de uma força que possibilita a transformação pessoal dos Pais, motivada para o cuidado da criança e a renovação de forças necessárias para a luta diária que representa a parentalidade. Evidencia o contínuo movimento de organização intra e interpessoal dos progenitores, que sobreleva a temporalidade da condição parental com uma reconstrução identitária. Conclusão: Os conceitos identificados no estudo contribuem para ampliar a compreensão do fenómeno parentalidade e proporcionam um caminho para a reflexão acerca da interação e da intervenção neste âmbito ao nível da prática de cuidados de saúde primários. |
Tipo: | Comunicação oral |
Descrição: | Comunicação oral distinguida com o prémio “Melhor Comunicação Livre” no Congresso Insular de Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros Açores-Madeira 2013 “Da Investigação à Ação” |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29939 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | ESE-CIE - Comunicações / Communications |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Parentalidade_um processo construído na interação.pdf | Comunicação oral apresentada | 1,79 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |