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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, José Luís Mota-
dc.contributor.authorCarvalho, Rui José Silva-
dc.date.accessioned2014-06-30T10:48:59Z-
dc.date.available2014-06-30T10:48:59Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/29458-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informaçãopor
dc.description.abstractAtualmente, as organizações cada vez mais optam por adotar modelos de gestão baseados em processos, tornando-se mais competitivas, minorando os seus gastos e alcançando maior produtividade. Tentando contribuir para o alinhamento dos processos de negócio com a estratégia das organizações, surgiu o Business Process Management como a abordagem de gestão organizacional que contempla, desde os objetivos estratégicos até às necessidades dos clientes. O Business Process Management recorre a um conjunto de aplicações denominadas de Business Process Management Systems que facilitam a implementação desta abordagem à operação e gestão das organizações. Contudo este tipo de ferramentas apenas contempla as atividades individuais. As atividades colaborativas, sendo atividades importantes no dia-a-dia de qualquer organização, não são adequadamente suportadas por este tipo de tecnologia. Assim sendo, com este trabalho pretende-se investigar qual o tipo de suporte que os Business Process Management Systems atualmente oferecem ao nível das atividades colaborativas, identificando as limitações apresentadas e como estas podem ser solucionadas. Como forma de fundamentar este estudo, surgiu uma oportunidade que se encaixa na problemática em causa - o projeto das Assembleias Municipais. No âmbito deste projeto, surgiu a necessidade da existência de uma ferramenta colaborativa para efetuar a gestão de uma reunião. Estando assim criado o ambiente para efetuar o estudo em causa.por
dc.description.abstractNowadays, organizations increasingly choose to adopt management models based on processes, becoming more competitive, reducing their costs and reaching higher levels of productivity. With the business, Business Process Management has emerged as an organizational management approach which aims specific and the needs of the costumer. The Business Process Management calls upon a set of tools called Business Process Management Systems that facilitate the implementation of this approach in the operation and organization’s management. However this kind of applications only take into consideration individual activities. Collaborative activities, being important actions in the daily life of any organization, are not adequately supported by this type of technology. Therefore, this work aims to investigate what kind of support Business Process Management Systems currently offer to the collaborative activities, identifying limitations and how these can be solved. In order to substantiate this study, arose an opportunity, that fits the issue in question with the “Assembleias Municipais” project. In this project, it was noticeable the need for the existence of a collaborative tool to make the meeting management. Having thus created the environment to perform the study.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleAtividades colaborativas em processos suportados por BPMSpor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc681.3:658.0por
dc.subject.udc658.0:681.3por
dc.identifier.tid201124564por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação

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