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https://hdl.handle.net/1822/29354
Título: | Estratégia de internacionalização de empresas de média dimensão: estudo de caso aplicado a uma empresa de equipamentos de refrigeração |
Autor(es): | Moreira, Bruno Rafael Araújo |
Orientador(es): | Cabral, Manuel de Herédia |
Palavras-chave: | PME Jordão Frio Internacionalização EEC Hotelaria Cluster SME Cold Internationalization Hospitality |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | As PME representam a generalidade do tecido empresarial em Portugal. Concebem um
desenvolvimento saudável e um volume de postos de trabalho bastante significado para este país.
Devido à conjuntura económica, exige-se que estas empresas portuguesas maximizem a sua
eficiência, valorizem o conhecimento e a inovação, e que fundem processos de cooperação. A
José Júlio Jordão Lda., pertence a este agregado empresarial, cuja política tem sido a valorização
dos seus colaboradores, do seu país e a aposta na inovação a nível de design.
Este relatório de estágio, realizado nesta indústria de frio, inicia uma possibilidade de a
empresa aprofundar o seu processo de internacionalização, nomeadamente pela entrada em
novas áreas de negócio, em particular no segmento da hotelaria. A associação de empresas para
exportação pode alavancar o processo de internacionalização, e acrescentar potencial ao valor da
empresa, pela partilha de custos no processo de internacionalização; diminuição do esforço de
angariação de novos clientes; reforço da imagem/garantia de marca por associação a grupos já
estabelecidos; partilha de informação; fornecimento de serviço associado. Neste contexto, fez-se
um contato com a Hi.Global (cluster hoteleiro) para verificar se este cluster contribui para que as
empresas exportem mais, criando sinergias no processo de internacionalização, obtendo novos
clientes, ou fazendo estes chegar com menores custos/esforço. Deste modo, verifica-se em que
medida a respetiva integração neste cluster pode ser vantajoso e uma EEC interessante para a
Jordão. The SME’s represent the biggest business community in Portugal. They conceive a healthy development and are responsible for a large number of jobs in this country. Due to the economy constraints, these companies must look for ways to maximize their efficiency, must recognize the value of knowledge and innovation, and look for new cooperation protocols. The “José Júlio Jordão Lda.” belongs to this business group, whose policy has been the valorization of their employees, their country and they bet on the design innovation of their products. This internship report, done in this cold industry, starts the possibility of this company deepen its internationalization process, including the entry into new business areas, particularly in the hospitality segment. The company association to export can leverage the internationalization process, and add potential for the value of the company, by sharing costs in the process; reduction of the effort to attract new costumers; strengthening the image/guarantee of the brand by the association with established groups; sharing information; providing the associated service. In this context, a contact with Hi.Global (hospitality industry cluster) has been made, to check if this cluster contributes for a rise in the exportation market of the associated companies, creating synergies in the internationalization process, earning new costumers, or reducing the cost/effort with the existing ones. This way, verify if the integration in this cluster can be advantageous and a collective effiency strategies can be interesting for Jordão. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Economia Industrial e da Empresa |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29354 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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