Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29293

TítuloTeatro, cinema, excursões...: usos do tempo de lazer em Braga, 1890-1930
Autor(es)Pereira, Natália Maria Magalhães
Orientador(es)Ferreira, Fátima Moura
Data2013
Resumo(s)O presente trabalho analisa as práticas e as dinâmicas de sociabilidade na cidade de Braga, no período compreendido entre 1890 e 1930. A base da investigação consiste na consulta e na análise exaustiva de dois periódicos que atravessam o ciclo em estudo, a saber: Comércio do Minho e Diário do Minho. A investigação tem como grande objetivo procurar reconstituir as manifestações de sociabilidade e de lazer que os diferentes segmentos da sociedade bracarense passam a usufruir nos finais de oitocentos e os finais dos anos 20, do século XX. A criação de novos espaços de sociabilidade e a amplitude dos já existentes a outras classes sociais conduziram a uma generalização dos usos do tempo de lazer. Os jornais são a principal fonte utilizada para análise do universo das práticas de sociabilidade na cidade, que funciona como fonte de informação, sobre os eventos, periodicidade, ritmos, mas igualmente como reportório dos valores sociais dominantes sobre o “bom lazer” e as “boas práticas” de sociabilidade pública.
The present work analyzes the sociability practices and dynamics in Braga, between 1890 and 1930. The research is based on the consultation and analysis of two journals that crisscross the cycle study, namely: Comércio do Minho and Diário do Minho. The investigation’s main objective is the restoration of sociability and leisure manifestations that the different segment society in Braga gets to enjoy in the late eight hundred and early 20’s of the XX century. The creation of new sociability spaces and the extent of those already existing to other social classes led to a generalization in the uses of leisure time. The journals are the main source for the analysis to the sociability practices in the city, working as information source, on the events, periodicity, rhythms, but also as repertoire to the dominant social values on “good leisure” and public sociability “good practices”.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em História
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29293
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DH - Dissertações de Mestrado/Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Natália Maria Magalhães Pereira.pdf
Acesso restrito!
7,17 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID