Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29246

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Luís António-
dc.contributor.authorNogueira, Pedro Miguel Martins-
dc.date.accessioned2014-06-04T10:45:21Z-
dc.date.available2014-06-04T10:45:21Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/29246-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Media Interativospor
dc.description.abstractO presente trabalho pretende explorar o novo universo da infografia digital que tanto tem impulsionado os meios de informação online. Apesar de ainda se encontrar numa fase muito prematura, tudo indica que a infografia digital poderá vir a afirmar-se como uma das ferramentas mais eficazes no setor informativo, tantas são as potencialidades que oferecem comparativamente às outras ferramentas multimédia e à própria infografia impressa. Além de se apresentar como uma das melhores formas de mostrar ou relatar determinado acontecimento, a infografia digital consegue também proporcionar uma nova experiência aos leitores, transportando-os para um ambiente onde a informação não é linear e onde eles próprios têm o privilégio de poder explorar e interagir com a narrativa. Assim sendo, numa era em que os cidadãos deixaram de ser passivos para se tornarem cada vez mais participativos, será objeto de investigação deste trabalho a análise das valências que as infografias digitais podem oferecer ao jornalismo online e o modo como este se deve adaptar a esta nova oportunidade de produzir informação. Serão também enumeradas as diferentes etapas percorridas pelos infografistas na conceção de uma infografia para a web bem como alguns princípios que os mesmos deverão respeitar.por
dc.description.abstractThis essay intends to explore the universe of digital infograpic, which has been boosting online media. Although still very premature, the odds are that digital infograpic might become one of the most powerful tools in the media business, considering the solutions it offers when compared to other multimedia tools or even printed infographic. Not only it is one of the best ways to show or narrate any event, but digital infographic also offers readers' a new experience, bringing them to an environment where information is not straightforward - and where they are asked to explore and interact with the narrative. Thus, in an era where citizens are increasingly taking more part in the news process, this essay will analyze the different advantages the digital infographic can offer to online journalism, and the way the latter should adapt to this new way of producing information. The different steps that an infographist has to take in order to conceive an online infographic, and some guidelines, will also be exposed.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInfografiapor
dc.subjectJornalismo onlinepor
dc.subjectFerramentas multimédiapor
dc.subjectInfographicpor
dc.subjectOnline journalismpor
dc.subjectMultimedia toolspor
dc.titleInfografia digital: da produção à receçãopor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc659.3:681.324por
dc.subject.udc681.324:659.3por
dc.identifier.tid201220890-
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pedro Miguel Martins Nogueira.pdf3,02 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID