Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29219

TítuloPrevenção da homonegatividade : um processo de mediação sociocultural na educação em sexualidade na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
Autor(es)Alves, Regina Ferreira
Orientador(es)Vilaça, Teresa
Data2013
Resumo(s)Este projeto de mediação sociocultural para a prevenção da homonegatividade teve como objetivo desenvolver uma cultura de cidadania ativa e de crença no valor do diálogo reflexivo e emancipatório, de forma a construir ambientes de convivência saudáveis e o estabelecimento de relações sociais e humanas pacíficas. O projeto iniciou-se com a aplicação de um inquérito por questionário, anónimo, sobre sexualidades composto pelo questionário de conhecimentos sobre a sexualidade (Alderson citado em Alderson, Orzeck, & McEwen, 2009); pela escala de informação sobre a homossexualidade (Wells & Franken, 1987 citado em Alderson et al., 2009); pela escala de atitudes face às lésbicas e gays (Herek, 1988) e pela escala de explicações da homossexualidade (Lacerda, 2002). Este estudo é de natureza quantitativa com estudantes universitários/as utentes na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS) e do primeiro ano dos mestrados em Ensino e em Educação na Universidade do Minho (N = 300). Com base nesses resultados foram planificados, divulgados online, implementados na BLCS e avaliados três Workshops de Educação em Sexualidade no âmbito da prevenção da homonegatividade, e uma palestra com um especialista. As reflexões críticas e os questionários de avaliação das formações, submetidos a uma análise de conteúdo, mostraram que estas atividades funcionaram como um pretexto para se criar a rede de mediação sociocultural. As conclusões deste estudo mostram a necessidade de criar condições para que os/as estudantes universitários/as, durante a sua formação, reflitam sobre as suas atitudes face à homossexualidade e aprendam a desenvolver processos educativos que incluam a promoção do respeito e da convivência saudável com a diversidade sexual, a defesa dos direitos humanos e a minimização da homonegatividade. A BLCS mostrou as suas potencialidades não só como um polo dinâmico de desenvolvimento social e cultural, mas também como uma instituição que promove a diversidade social e cultural e os direitos humanos.
This sociocultural mediation project, aimed at the prevention of homonegativity, was designed to promote a culture defined by active citizenship and belief in the value of reflexive and emancipatory dialogue, in order to build environments of healthy sociability, and to establish peaceful social and human relationships. The project started with the administration of an inquiry using an anonymous responses questionnaire concerning sexualities, composed of the Sexuality Knowledge Questionnaire (Alderson cit. in Alderson, Orzeck, & McEwen, 2009); the Homosexual Information Scale (Wells & Franken, 1987 cit. in Alderson et al., 2009); the Attitudes Toward Lesbians and Gay Men Scale (ATLG) (Herek, 1988) and the Explanations of Homosexuality Scale (Lacerda, 2002). The present study has a quantitative nature, and was conducted with college students attending the Lúcio Craveiro da Silva Library (BLCS) and first-year students enrolled in a Master in Teaching and in Education at University of Minho (N=300). From the analysis of the results, three Sexuality Education Workshops for the prevention of homonegativity, as well as a lecture addressed by an expert, were planned, publicized online, implemented at the BLCS, and evaluated. The critical reflexions and the training sessions’ evaluation questionnaires, all submitted to a content analysis, reveal that these activities worked as a pretext to create the sociocultural mediation network. The conclusions from this study demonstrate the need of creating conditions so college students, along their academic education, reflect about their attitudes concerning homosexuality, and learn to develop educational processes that include the promotion of respect and healthy sociability towards sexual diversity, and also the human rights defense, and that prevent homonegativity. The BLCS showed all its potential, not only as a dynamic center for social and cultural development, but also as an institution that encourages social and cultural diversity, and human rights.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29219
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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