Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29200

TítuloImagens publicitárias : jogos do olhar, género e sexualidades
Autor(es)Coelho, Zara Pinto
Palavras-chaveImagens publicitárias
Jogos do olhar
Género
Sexualidades
Semiótica social
Data2007
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
RevistaComunicação e sociedade
Resumo(s)Os traços patriarcais que marcam o olhar na imagem cinematográfica têm sido amplamente discutidos desde o trabalho pioneiro de Laura Mulvey sobre o assunto (Mulvey, 1975/1989). O mesmo não acontece nas discussões sobre a imagem publicitária da mulher. Neste artigo defendo que a análise do olhar é fundamental para compreender o funcionamento persuasivo e a eficácia social deste tipo de imagem. Situando-me no quadro da semiótica visual social de Gunther Kress e Theo van Leeuwen (1997), faço uma análise de cinco imagens, centrando-me nas noções de género e de sexualidade que as construções visuais do olhar implicam e produzem. Sugiro que estas imagens criam oportunidades para o desejo e preferências sexuais que escapam à regra heterossexual dominante, e que jogam com as contradições e tensões presentes nas relações de género das sociedades ocidentais actuais.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29200
ISSN1645-2089
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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2 CS 2007 vol. 11, Pinto-Coelho.pdfdocumento principal447,54 kBAdobe PDFVer/Abrir

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