Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/29184
Título: | Um contributo para a inclusão da análise de necessidades no ciclo de formação |
Autor(es): | Cunha, Adriana Costa da |
Orientador(es): | Martins, Maria Fernanda dos Santos |
Palavras-chave: | Formação Gestão da formação Formações modulares certificadas Necessidades formativas Métodos de análise de necessidades Grupo de discussão Training Management training Modular training certified Training needs Methods of needs analysis Discussion group |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio intitulado “Um contributo para a inclusão da análise de necessidades no ciclo formativo” é o resultado do trabalho realizado no âmbito do Mestrado em Educação - Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos e teve como principal objeto a formação, nomeadamente a análise de necessidades de formação aos formandos que frequentaram as formações modulares certificadas.
A análise de necessidades de formação assume-se na prática formativa como um processo fundamental para uma conceção, gestão e avaliação da formação.
Com efeito, no âmbito deste trabalho procurou-se desenvolver uma análise de necessidades com o intuito de problematizar métodos e modelos de análise defendidos por vários autores e, desse modo, procurar oferecer contributos para um modelo de análise mais aprofundado. Neste sentido, na linha de Meignant (1999), utilizamos a combinação de dois métodos de análise de necessidades, os inquéritos por meio de questionários e os grupos participativos. Contudo, trata-se mais de uma aproximação a estes, do que a aplicação exaustiva de todas as suas caraterísticas.
Por conseguinte, para o levantamento de necessidades de formação procedeu-se a uma triangulação metodológica, ou seja, à utilização de diversos métodos de recolha de dados, nomeadamente: entrevista, questionários e grupo de discussão.
Em suma, acredita-se que não se poderá falar aqui de uma análise de necessidades de formação, mas apenas de um contributo para a sua inclusão na análise de necessidades no ciclo formativo, que possa ter a vir continuidade no futuro. The main subject of the present work was titled "A contribution to the inclusion of the needs analysis in the training cycle " is the result of work performed under the Master in Education - Specialization in Education , Labor and Human Resources and its main object the formation , including analysis of training needs to trainees sent to certified modular training . The analysis of training needs takes up the training practice as a fundamental process for a design, management and evaluation of training . Indeed, in this work we tried to develop a needs analysis in order to discuss methods and analysis models advocated by several authors and thereby seek to provide inputs to a model for further analysis. Thus, in line Meignant (1999), we use a combination of two methods of needs analysis surveys through questionnaires and participatory groups. However, it is more of an approach to these, than the exhaustive application of all its features. Therefore, for the training needs assessment carried to a methodological triangulation, ie the use of various methods of data collection, including: interviews, questionnaires and group discussion. In short, it is believed that one cannot speak here of an analysis of training needs, but only a contribution to their inclusion in the analysis of needs in the training cycle, which may have continued to come in the future. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29184 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese adriana final.pdf Acesso restrito! | 3,53 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |