Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29027

TítuloO ensino e a aprendizagem de geometria com recurso a materiais manipuláveis : uma experiência com alunos do 9º ano de escolaridade
Autor(es)Abreu, Andreia Cristina Freitas
Orientador(es)Martinho, Maria Helena
Data19-Dez-2013
Resumo(s)O presente relatório teve como principal propósito compreender como é que os alunos se apropriam dos conceitos da Geometria do nono ano de escolaridade quando utilizam materiais manipuláveis e como os utilizam na consolidação desses conceitos. Neste sentido, para ajudar a delinear a estrutura deste estudo, formularam-se três questões orientadoras: 1) Como utilizam os alunos do 9.º ano os materiais manipuláveis na aprendizagem de Geometria?; 2) Que dificuldades revelam os alunos na utilização dos materiais manipuláveis na aprendizagem de Geometria? e 3) Qual a relação entre as perceções dos alunos sobre a influência dos materiais manipuláveis e a sua aprendizagem em Geometria? Enquanto professora, a preocupação centra-se em proporcionar atividades em que os alunos sejam parte ativa no processo de ensino e aprendizagem da matemática, o que requer uma renovação no modo de organizar e ensinar na aula de matemática. Os materiais manipuláveis aliados a tarefas desafiantes e motivadoras promovem o envolvimento ativo dos alunos nas atividades em sala de aula e permitem a concretização de conceitos. Tendo em vista os objetivos do estudo, analisou-se o trabalho de uma turma do nono ano de escolaridade, constituída por dezoito alunos, pertencentes ao concelho de Barcelos, em torno de seis tarefas que pressupunham a utilização de diferentes materiais manipuláveis. O estudo aponta que o sucesso do uso dos materiais manipuláveis em sala de aula, efetivamente, depende do modo como é introduzido em sala de aula, do à vontade do professor com o material, do tipo de material e do tipo de atividade realizada por parte dos alunos que lhe está inerente e da predisposição dos alunos para trabalharem com os materiais. Assim sendo, quando estas condições são favoráveis, os materiais manipuláveis são bons facilitadores para representar e descrever ideias matemáticas. Assim, a sua manipulação e exploração propiciam um ambiente de experiência Matemática, onde os alunos podem testar e provar as suas conjeturas, bem como comunicar as suas ideias, levando-os a apropriarem-se de um conjunto de características geométricas do objeto que lhes dá maior flexibilidade de raciocínio.
The main purpose of this report was to understand how students interpret the concepts of ninth grade geometry when they use manipulable materials and how they use them in the consolidation of these concepts. In this sense, to help delineate the structure of this study, three guiding questions were formulated: 1) How are manipulable materials by students in the ninth grade to learn Geometry?; 2) What difficulties do students reveal in the use of manipulable materials in learning Geometry? and 3) What is the relationship between students' perceptions about the influence of manipulable materials and their learning in Geometry? As teachers, the concern is on providing activities in which students are active in the process of teaching and learning of mathematics, which requires a renewal in organization and teaching in the math class. Manipulable materials combined with motivating and challenging tasks promote the active involvement of students in classroom activities and enable the consolidation of concepts. In light of the objectives of the study, I analysed the work of a ninth grade class, consisting of eighteen students belonging to the municipality of Barcelos, around six tasks that presupposed using different manipulable materials. The study points out that the success of the use of manipulable materials in the classroom effectively depends on how it is introduced in the classroom, on the teacher's ease with the material, the type of material and the type of activity performed by the students and the students' predisposition to work with materials. However, when these conditions are favourable, the manipulable materials are good facilitators to represent and describe mathematical ideas. Thus, its handling and operation enable an environment of Mathematical experience, where students can test and prove their conjectures, as well as communicate their ideas, leading them to take in a set of geometrical characteristics of the object which gives them greater flexibility of reasoning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29027
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatorio_Andreia.pdf5,21 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID