Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28938

TítuloO trabalho instrumental no estudo individual de violino do ensino básico : uma proposta de metodologia
Autor(es)Magalhães, Eliana Teresa Azevedo de
Orientador(es)Lawson, Eliot
Pipa, Luís
Palavras-chaveTrabalho individual
Ensino básico
Prática instrumental
Técnica do violino
Interpretação musical
Memorização
Individual work
Basic education
Instrumental practice
Violin technique
Musical interpretation
Memorization
Data2013
Resumo(s)Este relatório, realizado no âmbito do estágio supervisionado do Mestrado em Ensino de Música, tem como principal propósito o trabalho individual de violino no ensino básico, nomeadamente os seus problemas e soluções metodológicas, de maneira a proporcionar um desenvolvimento da técnica do instrumento mais rápido e eficiente. No plano de intervenção foi abordada a prática instrumental individual e coletiva, com vista a melhorar o trabalho individual e em sala de aula de professores e alunos, tendo proposto uma metodologia que inclui exercícios e conselhos para os vários problemas relacionados com a prática e a performance de violino, e tendo aplicado uma grande parte em sala de aula durante a intervenção. Foi também destacada a memorização, tendo reunido conselhos de autores para a sua melhoria, sendo explicado o funcionamento geral do cérebro e do processo de memorização, ligado a aspetos que poderão ter influência na performance musical, como o medo do palco, a leitura à primeira vista e a motivação.
This report, made in the final stage of the Masters in Music Teaching, has as principal aim the violin individual work in basic education, with special attention to its main problems and methodological solutions, intended to develop the instrumental technique in a more quick and efficient way. In the intervention plan the individual and collective instrumental practice, were emphasized with the intent to improve the individual and classroom work both to teachers and students, together with a methodological proposal, that included exercises and suggestions to the various problems related to violin practice and performance. Most of these methodological suggestions were applied in the classroom during the intervention. Memorization was also addressed, through the gathering of advices from different authors and the general function of the brain and memorization process was explained, connected to aspects that may influence the musical performance, such as stage fright, sight reading and motivation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28938
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Eliana Teresa Azevedo de Magalhães.pdf4,77 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID