Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28931

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPipa, Luís-
dc.contributor.advisorGomziakov, Pavel-
dc.contributor.authorOliveira, António José Aguiar da Silva-
dc.date.accessioned2014-05-06T13:12:53Z-
dc.date.available2014-05-06T13:12:53Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/28931-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Músicapor
dc.description.abstractO presente relatório de estágio incide sobre um Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada pertencente ao Mestrado em Ensino de Música – Violoncelo. O interesse pela temática surge no sentido de averiguar acerca da aplicabilidade de repertório português para violoncelo no ensino básico deste instrumento. Ao mesmo tempo, procura-se alertar para a desatualização do programa de violoncelo do Conservatório Nacional (no que concerne aos conteúdos programáticos relacionados com música portuguesa), cuja última revisão data de 1973/74. O projeto de intervenção foi elaborado tendo como principais finalidades: compreender de uma forma abrangente qual a dimensão da música portuguesa escrita para violoncelo; qual a aplicabilidade pedagógica de algum deste repertório nos diferentes graus de ensino comparando-o com as competências técnicas e musicais no nível básico do violoncelo; e ainda, tendo em conta as aulas inseridas na Prática de Ensino Supervisionada e o “Concurso Marília Rocha”, avaliar a receção por parte dos alunos das obras portuguesas sugeridas, bem como averiguar acerca da sua viabilidade pedagógica através de questionários a alunos e professores, e de entrevistas a personalidades de referência no panorama do violoncelo em portugal. Foram envolvidos diretamente neste projeto cinco alunos da disciplina de Violoncelo com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos. Ao longo do período de intervenção, foram realizadas atividades curriculares e extracurriculares, nomeadamente o “Concurso Marília Rocha” (atividade extracurricular substancial deste projeto de intervenção), onde foi possível obter grande parte dos resultados que dão validade ao estudo realizado.por
dc.description.abstractThis internship report is related to a Supervised Educational Intervention Project in partial fulfillment of the requirements for the Masters in Music Teaching - Cello. The interest in the issue arises in order to inquire about the applicability of Portuguese cello repertoire at the elementary and middle school levels. At the same time, it alerts to the fact of the cello syllabus at the National Conservatory being extremely outdated. Its last revision dates from 1973/74. The intervention project was developed with the following main objectives: a comprehensive understanding of the amount of Portuguese music written for cello; the applicability of some of this pedagogical repertoire in different levels of education compared with the technical and musical level that is expected at the elementary and middle school levels; finally, and taking into account the Supervised Teaching Practice lessons and the “Marília Rocha Competition", it aimed to evaluate the reaction by the students to the Portuguese music works suggested, as well as to find out about its pedagogical value through questionnaires to students and teachers and interviews to important names in the field in Portugal . Five cello students, aged between 10 and 15, were directly involved in this project. Throughout the intervention period, curricular and extracurricular activities were done. That included the "Marília Rocha Competition" (the most substantial extracurricular activity of the project), which provided a large part of the results that give validity to this study.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMúsica portuguesapor
dc.subjectVioloncelopor
dc.subjectEnsino de músicapor
dc.subjectProjeto de intervençãopor
dc.subjectPrática de ensino supervionadapor
dc.subjectPortuguese musicpor
dc.subjectCellopor
dc.subjectMusic teachingpor
dc.subjectIntervention projectpor
dc.subjectSupervised teaching practicepor
dc.titleRepertório português para violoncelo: aplicabilidade pedagógica no ensino básicopor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc787.3(469)por
dc.subject.udc78:372.878por
dc.subject.udc372.878:78por
dc.identifier.tid201217066por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio - António Oliveira.pdf5,8 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID