Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28872

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Maria Helena-
dc.contributor.authorCampo, Ana Gabriela Pinheiro do-
dc.date.accessioned2014-04-22T14:20:06Z-
dc.date.available2014-04-22T14:20:06Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/28872-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractEste relatório de estágio foi realizado tendo por base o estágio curricular realizado nas valências de Pré-Escolar e de Creche numa instituição situada na periferia da cidade de Braga. Tem como título “Atividades de Percussão Corporal na Educação Musical Infantil. Descobrindo o ritmo, o corpo e o movimento”, e aborda essencialmente a importância da música e do movimento na Educação Pré-Escolar, a utilização do corpo na aprendizagem musical, o Método de Percussão Corporal BAPNE e a imagem corporal. Este tema surgiu devido ao interesse que as crianças apresentam pela música e por explorarem o seu corpo. Todas as atividades foram realizadas tendo em conta uma sequência, mas também as reações das crianças no decorrer do projeto, havendo alterações quando necessário. Este projeto apoiou-se no Modelo Curricular High/Scope e tinha como objetivos perceber se a percussão corporal desenvolve a coordenação motora e a consciência corporal, o sentido rítmico e o sentido de grupo. Estes objetivos foram alcançados e as atividades foram realizadas com satisfação e entusiamo pelas crianças, fazendo com que este projeto fosse bem sucedido em ambas as valências.por
dc.description.abstractThis internship report was conducted based on the curricular internship held in Preschool and Daycare valences in an institution situated on the outskirts of the city of Braga. It is titled “Activities of Body Percussion in Child Music Education. Discovering the rhythm, the body and the movement” and primarily it discusses the importance of music and movement in pre-school education, the use of the body in musical learning, the BAPNE Body Percussion Method, and body image. This issue arose because of the interest that children have for music and for the exploration of their bodies. All activities were carried out taking into account a sequence but also children's reactions during the project, with adjustments where necessary. This project was built on the High/Scope Curricular Model and its main objectives were to verify if the body percussion exercises develop motor coordination and body awareness, rhythmic sense and a sense of group. These objectives were achieved and the activities were carried out with satisfaction and enthusiasm by the children, making this project well succeeded in both valences.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectPercussão corporalpor
dc.subjectMovimentopor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectImagem corporalpor
dc.subjectPreschool educationpor
dc.subjectBody percussionpor
dc.subjectMovementpor
dc.subjectMusicpor
dc.subjectBody imagepor
dc.titleAtividades de percussão corporal na educação musical infantil: descobrindo o ritmo, o corpo e o movimentopor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc372.3por
dc.subject.udc78por
dc.identifier.tid201216833por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Gabriela Pinheiro do Campo.pdf3,09 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID