Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28837

TítuloUm estudo com alunos do 10º e 12º ano de escolaridade sobre as suas atitudes perante a disciplina de Educação Física
Autor(es)Teixeira, Nélson José Fernandes
Orientador(es)Pereira, Beatriz Oliveira
Palavras-chaveEducação física
Atitudes
Ano de escolaridade
Physical education
Attitudes
Year of school
Data2013
Resumo(s)O presente documento, denominado de relatório de estágio, insere-se no 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre de Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário da Universidade do Minho e pretende explicitar criticamente toda a prática de ensino supervisionada, encontrando-se estruturada em 3 diferentes áreas: a organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem, a participação na escola e a relação com a comunidade e, por último, a investigação e desenvolvimento profissional. A área de organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem delimita a intervenção pedagógica na sua conceção, planeamento, realização e avaliação, refletindo e mencionando sobre os níveis de aprendizagens verificados, as dificuldades constatadas e as estratégias desenvolvidas para as superar. A área de participação na escola e a relação com a comunidade refere todas as atividades desenvolvidas pelo núcleo de estágio, indicando os seus objetivos, o contexto de realização, as estratégias de desenvolvimento e a avaliação do evento. Por fim, a área de investigação e desenvolvimento profissional transmite o estudo pedagógico realizado na escola. O estudo pretende compreender as atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física e analisar a influência do ano de escolaridade nessas mesmas atitudes. A amostra foi constituída por 135 alunos do 10º e do 12º ano (66 do 10º ano e 69 do 12º ano), com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos. O instrumento utilizado foi o questionário de Atitudes dos Alunos face à Educação Física (QAAEF). Os resultados obtidos demonstram que os alunos inquiridos têm uma atitude favorável face à disciplina, gostam e sentem satisfação/prazer nas aulas e consideram-na importante para a sua formação global. O ano de escolaridade não influenciou as atitudes dos alunos. Apesar de não terem existido diferenças significativas, os alunos do 12º ano quando comparados com os do 10º manifestaram atitudes mais positivas e favoráveis perante a disciplina.
The present document, called of practicum report, parte of the 2nd cycle of studies leading to the degree to Master of Teaching of Physical Education in Elementary and Secondary School at the University of Minho and it aims to identify critically all the supervised teaching practice, it’s finding structured in three different areas: the organization and management of teaching and learning, the participation in school and the relations with community, and finally, the research and the professional development. The area of organization and management of the teaching and the learning defines the pedagogical intervention in their design, planning, implementation and evaluation, reflecting and mentioning about the learning levels checked, the difficulties encountered and the strategies developed to overcome them. The area of participation in the school and the community relations refers all the activities of the core stage, to indicating the objectives, the context of realization, the development strategies and the evaluation of the event. Finally, the area of the research and the professional development transmits the pedagogical study done in school. The study aims to understand the attitudes of students face to the subject of Physical Education and to analyze the influence of the school year in these same attitudes. The sample consisted of 135 students of the 10th and the 12th year (66 of the and 69 of the 12th grade), with between 15 and 19 years old. The instrument was the questionnaire of Attitudes of the Students face to Physical Education (QAAEF). The results demonstrate that the respondents’ students have a favorable attitude to Physical Education and they love and feel satisfaction / pleasure in the classes. They also consider it important to their overall training. The school year didn’t influence students' attitudes. Although there are not significant differences, the students of the 12th grade expressed more positive and favorable attitudes towards Physical Education than students youngers (of the 10th grade).
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28837
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Nélson José Fernandes Teixeira.pdf3,63 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID