Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28834

TítuloLiteracia e ritmos musicais plano de intervenção centrado em rimas e lengalengas do património português
Autor(es)Silva, Ana Cláudia Soares da
Orientador(es)Vieira, Maria Helena
Palavras-chaveLiteracia
Ritmos musicais
Lengalengas
Rimas
Língua materna
Literacy
Musical rhythms
Tongue-twisters
Rhymes
Native language
Data20-Jul-2013
Resumo(s)O presente relatório é o resultado de um projeto de investigação-acção inserido no ano de estágio do mestrado em Educação Pré-escolar. Inicialmente apresento uma breve introdução acerca do tema escolhido: “Literacia e Ritmos Musicais. Plano de Intervenção centrado em Rimas e Lengalengas do Património Português” e fundamento a razão da escolha desse tema. Ao longo do trabalho descrevo as instituições onde foi registada a intervenção pedagógica e investigativa bem como o grupo de crianças nele envolvidos. O relatório tem como parte integrante uma pesquisa sobre o impacto das atividades implementadas (rimas, trava-línguas, lengalengas, ritmos, narrativas ritmadas, entre outros) no desenvolvimento das crianças a nível oral. O objetivo central foi compreender, registar e avaliar as diferentes formas através das quais pode ser trabalhada a língua materna com as crianças mais pequenas. Concluiu-se que as estratégias pedagógicas utilizadas na intervenção, ao aliarem o trabalho sobre a língua materna ao trabalho rítmico e musical, se revelam muito eficazes para o desenvolvimento da literacia e do conhecimento da língua por parte das crianças.
The following report is the result of an action research project developed in the training year of the MA in Pre-school Education. I start by presenting a brief introduction on the chosen topic (“Literacy and musical rhythms. Intervention plan focused on typical Portuguese rhythms and tongue-twisters”) as well as the reasons why said topic was chosen. Throughout the report I describe the institutions where the pedagogical and investigational intervention took place as well as the group of children involved in it. The report also includes a research about the impact of the implemented activities (nursery rhymes, tongue-twisters, rhythms, rhythmic narratives, among others) on the development of the children at the oral level. The main objective was to understand, register and assess the different ways in which the native language could be worked with the youngest children with the help of music and rhythm. I thereby concluded that the pedagogical strategies used in the intervention, by allying native language with rhythmical and musical work, were shown to be very effective in the development of both literacy and language skills by children.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28834
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Mestrado Ana Silva.pdf
Acesso restrito!
2,54 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID