Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28812
Título: | Construir a relação pedagógica em tempos de incerteza: perspetivas e experiências de direção de turma |
Autor(es): | Antunes, Fátima Gomes, Carlos Alberto Martins, Fernanda Sarmento, Teresa |
Palavras-chave: | Diversidade sociocultural Relação pedagógica Gestão pedagógica Direção de turma |
Data: | 2012 |
Editora: | Fórum Europeu de Administraciones de la Educación del Estado Español |
Resumo(s): | Nesta pesquisa queremos explorar uma dimensão que se nos afigura promissora na elucidação de certos aspetos da mudança educacional com implicações significativas em termos de democratização e justiça sociais: a Direção de Turma enquanto trabalho docente, apreendido a partir do vivido dos sujeitos. Nesse sentido, recolhemos testemunhos em entrevistas a Diretoras/es de turma sobre as orientações e práticas que constroem essa dimensão do seu trabalho como professores/as: como o organizam, que atividades lhe dão corpo, em que condições é desenvolvido, que constrangimentos o modelam, que saberes e que poderes mobilizam, de que recursos de atuação dispõem, que situações e experiências o definem, que dilemas e contradições o atravessam. Quer a recolha das narrativas, quer a sua interpretação e discussão procuram atentar em particular em dimensões de análise e facetas da realidade educacional que admitimos estarem no centro das atuais condições de exercício do trabalho docente de Direção de Turma (das escolas e das sociedades); de entre elas, tomamos a diversidade sociocultural dos públicos escolares como foco importante desta comunicação. Em décadas recentes, o trabalho docente tem vindo ainda a ser reorientado, ampliando o espetro de exigências colocado pela gestão do grupo-turma e o repertório de ação requerido aos profissionais. Num contexto socioeducativo em que a relação pedagógica é desafiada e deve ser construída num quadro de grande incerteza, as fontes de pressão e insegurança multiplicam-se, em razão da precária adesão ao trabalho escolar, dos disputados valor e legitimidade dos saberes, do confronto de culturas, identidades e expetativas dos sujeitos. Também se alargou o âmbito de referência daquele exercício profissional, desde o foco privilegiado na relação pedagógica em direção à assunção da organização escolar como referência prioritária do trabalho docente. Os testemunhos evocam perspetivas e cursos de ação plurais desenvolvidos pelos docentes face às diferenças e às desigualdades sociais e culturais, às formas mais ou menos explícitas de discriminação, a estratégias organizacionais de discriminação e a lógicas de seleção, à participação e à formação cívica dos alunos. São ainda abordadas implicações das condições, situações e experiências de exercício profissional relatadas do ponto de vista da democratização e justiça sociais. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Publicado em "Gestión pedagógica y política educativa : desafios para la mejora de la formación e profissionalización de los educadores", ISBN 84-695-7964-9 |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28812 |
ISBN: | 84-695-7964-9 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Congreso iberoamericano-2012.pdf Acesso restrito! | 397,74 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |