Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28799

TítuloEstudo das relações entre a aptidão cardiorespiratória e o rendimento académico, diferenças quanto ao estatuto socio-económico
Autor(es)Esteves, Sílvia Andreia Macedo
Orientador(es)Santos, Rute
Palavras-chaveAptidão física
Prática de ensino supervisionada
Aptidão cardiorrespiratória
Estatuto socioeconómico
Physical fitness
Supervised teaching practice
Cardiorespiratory fitness
Socioeconomic status
Data2013
Resumo(s)O presente relatório pretende relatar a experiência da prática de ensino supervisionada (PES) que está organizada em quatro áreas: o enquadramento contextual da prática de ensino supervisionada, a organização e gestão do ensino e da aprendizagem, a participação na escola e a relação com a comunidade. É parte integrante do mesmo, uma investigação realizada durante o estágio bem como as conclusões obtidas sobre a aptidão cardiorrespiratória e o rendimento académico, diferenças quanto ao estatuto socioeconómico. O estudo realizado teve como objetivo principal identificar e tentar compreender quais as associações entre a aptidão física e o rendimento académico, e verificar as diferenças existentes quanto ao estatuto socioeconómico. A amostra foi constituída por 233 alunos de 12º ano (2009/2010; 2010/2011; 2011/2012). Os instrumentos de recolha de dados foram a bateria de testes FITNESSGRAM (Cooper, 1992), nomeadamente o teste “vaivém”; o rendimento académico através dos resultados académicos do 3º período, após a classificação do exame nacional; estatuto socioeconómico (SASE), onde verificamos os alunos com e sem escalão. Os resultados mostram que não existem diferenças significativas entre indivíduos com e sem escalão (SASE). Verifica-se que não existem diferenças entre estatuto socioeconómico (SASE). Quanto ao teste “vaivém”, os indivíduos com e sem escalão apresentam resultados semelhantes, relativamente à correlação, não existem relações significativas entre o VO2 máx e o SASE. No que toca à disciplina de português, evidencia-se uma correlação igual em indivíduos com e sem escalão e a mesma disciplina.
This report is organized into four areas: the contextual framework of supervised teaching practice, the organization and management of teaching and learning, participation in school and community relations. It is an integral part of it, an investigation conducted during the internship and the conclusions obtained on cardiorespiratory fitness and academic achievement, differences in socioeconomic status. The study aimed to identify and try to understand what the associations between physical fitness and academic achievement, and check the differences regarding socioeconomic status, verifying the existence of a relationship between them. For this, we had a sample of 233 students from Year 12 (2009/2010, 2010/2011, 2011/2012). The instruments for data collection were the battery of tests FITNESSGRAM (Cooper, 1992), including the test "shuttle run"; academic achievement through academic results of the 3rd period, after classification of the national examination; socioeconomic status (SASE), where found students with and without ranking. The results show no significant differences between individuals with and without social support from school. There is no difference between socioeconomic statuses (SASE). As the ‘shuttle run’ test there are also similar percentages in both socio-economic statuses, there is a strong correlation between SASE and consumption of VO2 max. As regards Portuguese discipline, shows a correlation equal in individuals with and without socio-economic statuses and the same discipline.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28799
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sílvia Andreia Macedo Esteves.pdf6,07 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID