Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28755

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Paulo Alberto da Silva-
dc.contributor.authorOsório, Tiago Filipe Oliveira-
dc.date.accessioned2014-04-10T10:26:16Z-
dc.date.available2014-04-10T10:26:16Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/28755-
dc.descriptionRelatório de estágio de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.description.abstractO presente relatório retrata as atividades pedagógicas do estagiário de Educação Física durante o ano letivo, tendo o estágio assumindo-se o momento ideal para uma aprendizagem orientada e profundamente reflexiva. Este documento aborda o enquadramento contextual, a intervenção pedagógica no processo ensino-aprendizagem, a participação na escola e a relação com a comunidade educativa. Em cada uma destas áreas procuramos contextualizar as tomadas de decisão e as opções didático-metodológicas adotadas, identificando as dificuldades e as estratégias definidas para as ultrapassar. Este relatório integra uma vertente investigativa, indissociável da interpretação e avaliação da intervenção pedagógica desenvolvida ao longo do ano letivo. São vários os estudos que evidenciam a importância de ter uma atitude favorável face à disciplina de educação física, sendo esta capaz de potenciar as aprendizagens, influenciar a participação futura dos jovens em atividades físicas e consequentemente a adoção de um estilo de vida ativo. O objetivo deste estudo foi analisar as atitudes dos alunos face à disciplina de educação física e verificar as diferenças das atitudes dos alunos em função da variável género, nível socioeconómico, e nota da disciplina. A amostra é constituída por 85 estudantes (47 rapazes e 38 meninas) do 9º e 10º ano de escolaridade, cujas idades variavam entre os 14 e 16 anos. Os resultados mostraram que os alunos evidenciam, de modo geral, uma atitude positiva face à disciplina, gostam e consideram-na importante na sua formação. Analisando a influência das diferentes variáveis, verificamos a existência de relações estatisticamente significativas entre o género, a nota final e as diferentes dimensões das atitudes. O nível socioeconómico não influencia as atitudes dos alunos face à disciplina de educação física.por
dc.description.abstractThis report reflects the activities of the trainee teaching physical education during the school year, taking the stage assuming the ideal time for a learning-oriented and deeply reflective. This document addresses the contextual framework, the educational intervention in teaching-learning process, participation in school and community relations education. In each of these areas seek to contextualize the decision making and didacticmethodological options adopted, identifying the difficulties and strategies defined to overcome. This report includes an investigative strand, inseparable from the interpretation and assessment of educational intervention developed throughout the school year. There are several studies that show the importance of having a favorable attitude to the discipline of physical education, which is able to enhance the learning, influence the future participation of young people in physical activity and consequently the adoption of an active lifestyle. The aim of this study was to analyze the attitudes of students in the face of physical education classes and check the differences of students' attitudes depending on the variable gender, socioeconomic status, and note the discipline. The sample consisted of 85 (47 boys and 38 girls) from the 9th and 10th grade, and aged between 14 and 16 years. The results showed that students demonstrate, in general, a positive attitude to discipline, love and consider it important in its formation. Analyzing the influence of the different variables, we verify the existence of statistically significant relationships between gender, the final grade and the different dimensions of attitudes. The socioeconomic status does not influence the attitudes of students face the discipline of physical education.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectAtitudespor
dc.subjectGéneropor
dc.subjectNível socioeconómicopor
dc.subjectNota em educação físicapor
dc.subjectPhysical educationpor
dc.subjectAttitudespor
dc.subjectGenderpor
dc.subjectSocioeconomic levelpor
dc.subjectNote of physical educationpor
dc.titleAtitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física : influência das variáveis género, nível socioeconómico e nota da disciplinapor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc796por
dc.identifier.tid201216884por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tiago Filipe Oliveira Osório.pdf2,22 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID