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TítuloRelação entre aptidão cardiovascular e performance académica quanto ao género: um estudo longitudinal em crianças de uma escola pública em Braga
Autor(es)Monteiro, Rita João F.
Orientador(es)Pereira, Beatriz Oliveira
Palavras-chaveEducação física
Promoção da saúde
Aptidão cardiovascular
Performance académica
Physical education
Health promotion
Cardiovascular fitness
Academic performance
Data26-Jul-2013
Resumo(s)O objetivo do relatório aqui presente traduz-se na apresentação de forma teórica de todo um processo desenvolvido por mim enquanto estagiária na área da educação física ao longo do ano letivo 2012/2013. O processo de desenvolvimento motor em todos os indivíduos, nomeadamente nas crianças adolescentes, é influenciado por todo o tipo de fatores interiores e exteriores expostos ao longo de todo o quotidiano. A atividade física aliada a todos os benefícios de uma boa aptidão cardiovascular resulta num sucesso académico na maioria das situações. Promover o sucesso nas áreas – educação física e sucesso escolar -, não só fará com que existam indivíduos instruídos assim como “construídos” de forma saudável. Nesta altura do meu percurso académico, surge como necessidade por em prática todo o conhecimento adquirido até então, num contexto real, através da Prática de Ensino Supervisionada. O documento presente apresenta o Projeto de Intervenção Pedagógica e o tema de investigação a ser tratado e de que forma. São também destacadas todas as minhas expectativas, assim como caraterização da comunidade escolar em que estou inserida e atividades a serem desenvolvidas nesse mesmo espaço. O estudo de investigação no qual me debrucei possui como principal objetivo a caraterização de uma amostra dos alunos do 8º ano, aproximadamente 220, de uma escola EB 2/3 em Braga, relativamente ao nível da sua aptidão cardiovascular através do teste vaivém, da bateria de testes do Fitnessgram, versão 8.0, comparando estes valores com os já obtidos no ano letivo anterior com os mesmo alunos, tratando-se, assim de um estudo longitudinal. Através de elementos como SASE, e caraterização da escolaridade dos pais (mãe), será determinado o seu estatuto socioeconómico. Por sua vez, a performance académica será considerada tendo por base os resultados académicos do 1º período, através da obtenção de pautas pelo respetivo diretor de turma. Assim, torna-se importante, também, determinar as associações entre estes dois fatores, verificando as divergências entre sexos.
The aim of this report is constructed by a theoretical presentation of a process developed by me during my internship in physical education throughout the year 2012/2013. The motor development process in all individuals, particularly in teenage children, is influenced by so many types of interior and exterior factors exposed along everyday life. The physical activity combined with all the benefits of a good cardiovascular fitness result in academics success in most cases. Promoting success in areas like physical education and school success, not only will make educated individuals exist as “built” in a health way. At this point of my academic career appeared as a need to put into practice all the knowledge acquired so far in a real context by Supervised Teaching Practice (Practicum). The present document presents the research topic discussed and in what way. In the document are also highlighted all my expectations as well as the characterization of the school community where I was inserted and activities that developed in the same space. The research study in which I grounded has as main objective the characterization of a sample of students in the 8th year, approximately 220 students, a school EB 2/3 in Braga, with the level of them cardiovascular fitness through the test shuttle, battery the Fitnessgram test, version 8.0, comparing these values with those obtained in the previous values with the same students, as it is, a longitudinal study. Through elements such as SASE and characterization of parental education (mother), will be determinate their socioeconomic status. In turn, academic performance will be considered based on the academic results of the 1st period, by obtaining guidelines for class director. Thus, it is also important determinate the associations between these two factors, checking the differences among gender.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28750
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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