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TítuloUso de blogues na formação de agricultores : um contributo para a sua inclusão digital
Autor(es)Gomes, Maria Olívia de Morais Pinto
Orientador(es)Gomes, Maria João
Palavras-chaveBlogue
Inclusão
Exclusão
Agricultores
Inclusion
Exclusion
Agriculteurs
Data2013
Resumo(s)Esta dissertação analisa a utilização do blogue na formação de agricultores e em que medida essa utilização contribui para a inclusão digital. Parte-se da convicção de que a inclusão digital é um direito e uma responsabilidade social nas sociedades modernas. Nesse sentido aborda-se o conceito de inclusão digital defendendo-se a necessidade de assegurar a mesma, de modo a evitar o surgimento de novas formas de exclusão social. No sentido de contribuir para esse desiderato desenvolveu-se um projeto de investigação que decorreu no contexto de formação profissional na área agrícola, desenvolvido no âmbito das atividades de formação promovidas pela empresa 4EMES – Consultores Associados, Lda. Participaram no estudo 15 formandos de um curso de “Operador agrícola” e o projeto envolveu o recurso ao blogue – um dos serviços da web 2.0 – na dinamização de um módulo de formação. Como técnicas de recolha de dados recorreu-se essencialmente ao inquérito por questionário, inquérito por entrevista e observação direta. Os dados recolhidos evidenciaram uma valorização claramente positiva da experiência de formação com recurso ao blogue no sentido de contribuir para “promover a alfabetização digital de um grupo de agricultores através do desenvolvimento das suas competências de utilização das TIC e da ampliação das suas perspetivas quanto ao potencial dos recursos da Internet nos seus contextos pessoais e profissionais”, como era objetivo do estudo.
Cette dissertation analise l´utilisation du “blogue” dans la formation d´agriculteurs, fait que peut-être un contribute à l´inclusion digital. On pense que l´inclusion digital est une un droite et une responsabilité social dans les societés modernes. De cette manière on aborde ce concept en defendant la necessité d´assurer la même, a fin d´éviter l´apparaissance des nouvelles formes d´exclusion social. Cet étude est né dans le contexte de la formation profissional au secteur agricole, developpé pour l´entreprise 4 Emes-Consultores Associados, Lda. Les informations ont été réunis dans un groupe de quinze élèves travers des questionnaires qui nous on permis d´obtenir des connaissances relevant de ses recours au blogue. – un deservices de l´web 2.0 – dans la dinamique d´un module de formation. Comme tecniques de la collecte des données on a utilisé essentiellement l´enquête par questionnaire, par entrevue et par observation directe. Les donnés recueillis ont demonstré une valorisation tellement positive de l´expérience en formation en utilisant le blogue a fin de “promover l´alphabetization digital d´un groupe d´agriculteurs travers le développement de leurs competences de l´utilization des TIC et de l´augmentation de leurs perspectives en relation au potentiel des ressources de l´Internet dans leurs contextes personnels et profissionels”, comme était l´objectif de l´étude.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28680
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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