Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28344

TítuloA evolução das ideias dos alunos sobre atividade sísmica: uma intervenção pedagógica com alunos do 7º ano de escolaridade
Autor(es)Lopes, Cristiana Eloísa Azevedo
Orientador(es)Borges, Francisco Alberto Marques
Amoêda, Sandra Maria da Costa
Data19-Dez-2013
Resumo(s)O projeto de intervenção pedagógica tem como tópico de estudo a Atividade Sísmica, incluída no subdomínio “Consequências da dinâmica interna da Terra”, do domínio “Terra em Transformação”. Este projeto foi desenvolvido numa turma do 7º ano de escolaridade, pertencente a uma escola do concelho de Braga. A metodologia adotada seguiu um conjunto de estratégias de ensino orientado para a mudança conceptual, e assumiu a forma de uma investigação-ação. Os principais objetivos delineados foram: (1) detetar quais as conceções alternativas dos alunos em relação ao tema “atividade sísmica”; (2) planear um conjunto de atividades práticas em função dessas conceções; (3) avaliar a evolução do conhecimento dos alunos em relação ao referido tema. Para atingir o primeiro objetivo, os alunos responderam a um questionário (pré-teste) que foi aplicado antes da lecionação do tema. De forma a promover a evolução das ideias que os alunos possuíam acerca deste tema e alcançar o segundo objetivo, foi planeada uma atividade prática de construção de um sismógrafo e funcionamento do mesmo numa situação de simulação de sismo, uma atividade de interpretação de registos sísmicos e duas aulas com recurso a materiais audiovisuais. A aula prática consistiu na construção de um sismógrafo e foi realizada com o sentido de possibilitar aos alunos o contacto com evidências sobre a atividade sísmica. A atividade de interpretação de registos sísmicos teve como objetivo consolidar os conhecimentos adquiridos na aula prática e serviu de mote para a abordagem de novos conteúdos relacionados com a temática em questão. Foram ainda lecionadas duas aulas, com recurso à utilização de materiais audiovisuais sobre as causas e medição de sismos, com o objetivo de despertar a curiosidade sobre estes tópicos, motivar a sua aprendizagem e proporcionar a evolução das conceções alternativas detetadas. Para atingir o terceiro objetivo, os alunos responderam a um questionário (pós-teste), igual ao que haviam respondido no pré-teste, de forma a detetar se existiu ou não evolução do seu conhecimento relativamente ao tema abordado. Os resultados obtidos revelam, na generalidade, uma clara evolução das ideias dos alunos e, consequentemente, no seu conhecimento acerca dos assuntos tratados.
The aim of the educational intervention project is to study the topic of seismic activity, within the sub-domain "Consequences of the internal dynamics of the Earth," which, in turn, is part of the domain "Earth Transformation". This project was developed in a class of the 7th grade, in a school from the council of Braga. The adopted methodology followed a set of teaching strategies directed at the conceptual changes, and took the form of an action-study. The main objectives outlined were: (1) to detect the misconceptions of students about "seismic activity"; (2) to plan a set of practical activities according to those misconceptions; (3) to evaluate the development of students' knowledge regarding the subject mentioned. In order to reach the first goal, the students answered a survey (pre-test) which was applied before the subject was taught. Next, to promote the evolution of the students' ideas about this issue and to achieve the second goal, a practical activity was scheduled in order to build a seismograph and to notice its functioning when simulating a situation of an earthquake, besides an activity of interpretation of seismic records and two classes using audiovisual materials. The lab class consisted in building a seismograph and was performed in order to enable the students' contact with evidence of seismic activity. The main purpose of the activity designed to interpret seismic records was to consolidate the knowledge acquired in the lab class and served as a theme to approach new contents related to the theme at issue. Two more classes were taught, using audiovisual materials about the causes and measurement of earthquakes, aiming at arousing the curiosity of children on this topic, so as to motivate their learning and provide the evolution of the detected misconceptions. To reach the third goal, students answered a survey (post-test), the same one they had answered in the pre-test in order to detect whether or not their knowledge about the discussed issue had evolved. Overall the results showed a clear evolution of students' ideas and therefore their understanding of the addressed issues.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28344
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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