Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28005

TítuloUm player web para redes de ecrãs públicos
Autor(es)Carneiro, Marco Pereira
Orientador(es)José, Rui
Data11-Dez-2013
Resumo(s)As redes de ecrãs públicos incluem um elemento de software, normalmente designado player, que funciona junto de cada ecrã para obter e apresentar os conteúdos que aí serão apresentados. Esse player é quase sempre software proprietário e recebe as suas instruções num formato igualmente proprietário. A emergência de redes abertas de ecrãs públicas [IEEE-Open] e as crescentes potencialidades das tecnologias Web abrem caminho para o surgimento de players Web suficiente genéricos para servir as necessidades de sistemas heterogéneos, mas capazes de funcionar numa vasta gama de plataformas e com base em formatos de dados comuns. A existência de players com essas características representaria um passo tão fundamental para as redes de ecrãs públicas como o surgimento da Web representou para a partilha e consulta de informação na Internet. Este trabalho visa desenvolver um projeto open source de suporte à apresentação de conteúdos em redes abertas de ecrãs públicos e insere-se nos objetivos do projeto europeu PD-NET [PD-NET]. O trabalho a desenvolver inclui o estudo dos requisitos do sistema, a implementação com base em tecnologia HTML5 e Javascript, e a respetiva avaliação. O Player deverá ter a capacidade de escalonar conteúdos web, incluindo vídeos, de acordo com as instruções recebidas de um servidor num formato aberto.
The networks of public displays include an element of software, commonly referred to as player, which operates at each screen to obtain and present the contents that will be presented there. This player software is almost always proprietary and receives instructions in a format that is also proprietary. The emergence of open networks of public displays and the growing potential of web technologies pave the way for the emergence of web players generic enough to be able to serve the needs of heterogeneous systems and capable of operating in a wide range of platforms and based formats on common data. The existence of players with these characteristics would represent a essential step for public displays networks, with a similar impact as the emergence of the web as had for information sharing on the internet. This work aims to support the presentation of content on public displays of open networks and fits into the objectives of the european project PDNET. It includes the study of system requirements, an implementation based on HTML5 and Javascript technology, and the respective evaluation. The player should have the ability to schedule web content, in accordance with instructions received from a server in an open format.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28005
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
eeum_di_dissertacao_pg17774.pdf4,56 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID