Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/28003

TitleÉtica e Moral no processo de tomada de decisão : o caso dos alunos de Ciências Económicas e Empresariais
Author(s)Pereira, Susana Filipa do Vale
Advisor(s)Gomes, Delfina
KeywordsÉtica
Moral
Processo de tomada de decisão
Contabilidade
Alunos do ensino superior
Ethic
Decision-making process
Accounting
University students
Issue date2014
Abstract(s)Este trabalho tem como objetivo central conhecer a propensão dos alunos de ciências económicas e empresariais para tomar decisões éticas e morais quando confrontados com dilemas que possam surgir num contexto profissional de Contabilidade. Para além disso, pretendeu-se ainda responder a objetivos específicos relacionados com a identificação de possíveis diferenças entre as respostas dos inquiridos de acordo com as variáveis sexo, idade, nacionalidade, curso que frequentam, ano em que estão matriculados, frequência de alguma unidade curricular de ética, experiência profissional e número de anos de experiência profissional. No sentido de enquadrar teoricamente o trabalho empírico realizado, o estudo baseia-se nos conceitos genéricos da ética e da moral, através da análise da noção e raízes filosóficas que lhe deram origem, bem como uma descrição do processo de tomada de decisão ética e moral do contabilista. O estudo empírico foi realizado através de uma metodologia de investigação por questionário, entregue a alunos da Universidade do Minho, mais concretamente do 1º e 3º Anos das Licenciaturas de Economia, Gestão, Administração Pública, Negócios Internacionais, Contabilidade e Marketing, bem como a alunos do 1º Ano dos Mestrados de Contabilidade, Estudos de Gestão, Finanças, Negócios Internacionais e Gestão de Unidades de Saúde. A análise dos dados foi feita com recurso ao programa SPSS utilizando-se técnicas de estatística descritiva e testes paramétricos. O questionário utilizado foi traduzido e adaptado daquele que é exposto no artigo de Sweeney e Costello (2009). Entre as diversas conclusões obtidas neste estudo, salienta-se que os indivíduos com mais idade, os que frequentam a Licenciatura em Contabilidade e aqueles que têm um maior número de anos de experiência profissional empregam uma maior intensidade ética e moral nas decisões que tomam. Assim, concluiu-se que os estudantes de ciências económicas e empresariais têm uma propensão significativa para tomar decisões éticas e morais.
As main goal, this research intends to know the tendency of economic and business sciences students to make moral and ethical decisions when they face dilemmas that appear in a professional context of Accounting. Furthermore, it intends to answer to specific objectives regarding possible differences between the replies of the interviewed according to gender, age, nationality, course attending, year in which they are enrolled, frequency of any ethics course, professional experience and years of professional experience. In order to theoretically frame the empirical study realized, the literature review is based on the general concepts of ethics and moral through the analysis of the concept and philosophical roots that gave rise to it, as well as a description of the moral and ethical decision-making of the Accountant. The empirical study was realized through a research methodology using a questionnaire answered by students of University of Minho, particularly students from 1st and 3rd years of graduation Economics, Management, Public Administration, International Business and Accounting and Marketing degrees as well as students from 1st year of under graduate Accounting, Management Studies, Finance, International Business and Management of Health Units. Data analysis was performed with the SPSS software using techniques of descriptive statistics and parametric tests. The questionnaire was translated and adapted from the one that is exposed in Sweeney and Costello (2009) article. Among the several conclusions obtained in this research, it is noted that older individuals, those attending the graduation in Accounting and those who have a greater number of years of professional experience employ a greater moral and ethical intensity in the decisions they make. Thus, it was concluded that students of business and economic sciences have a significant propensity to make ethical and moral decisions.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Contabilidade
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28003
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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