Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27883

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAnalide, César-
dc.contributor.advisorSilva, Fábio-
dc.contributor.authorFelgueiras, Gilberto Martins-
dc.date.accessioned2014-02-10T15:02:33Z-
dc.date.available2014-02-10T15:02:33Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/27883-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia Informáticapor
dc.description.abstractimpacto negativo que o ser humano tem provocado no meio ambiente precisa de ser contrariado, assim, são necessárias soluções para atuar nesse sentido, soluções estas que precisam de assegurar a sustentabilidade entre questões ambientais, económicas, e sociais. Esta dissertação aborda este tópico no contexto de sistemas de informação, mais concretamente, na interacção social de uma pessoa com o meio em que está inserida. A ideia surgiu para colmatar uma lacuna existente nas soluções computacionais para gestão de sustentabilidade, pois estas centravam o problema nas questões externas ao utilizador, descartando o seu grau de conforto. Para isso, foi implementado um sistema de simulação de emoções humanas, baseado nas características psicológicas dos utilizadores, com o propósito de integrar este sistema numa plataforma informática de apoio à sustentabilidade. Esta simulação pediu emprestado os conceitos de Computação Afectiva, área da informática que tem ganho importância nos últimos anos, e é responsável por fundir os trabalhos em psicologia e computação. Assim, o trabalho presente nesta tese apresenta dados sobre a relação psicologia, sustentabilidade, computação afectiva e como estes campos se podem interligar. Foi desenvolvida uma plataforma utilizando tecnologia de agentes virtuais que recolhessem informações sobre o ambiente e procedessem ao cálculo de um estado emocional. Os resultados obtidos com o trabalho desenvolvido foram animadores, e revelam que este tipo de simulação poderá ser uma vantagem, para que um sistema de suporte à sustentabilidade, baseado em inteligência ambiente, possa tomar decisões e atuar sobre um meio, tendo informação prévia ou uma hipótese do estado emocional dos seus utilizadores.por
dc.description.abstractThe negative impact that humans have caused in the environment needs to be counteracted, thereby solutions are required to act. In this sense, these solutions need to ensure sustainability from environmental, economic, and social issues. This dissertation addresses this topic in the context of information systems, namely, social interaction of a person with the environment in which he operates. The idea came to fill a gap in computational solutions for sustainability management, as these focused the problem on the external issues to the user, discarding their degree of comfort. For this it was implemented a simulation system of human emotions based on psychological characteristics of users, in order to integrate this system into a computing platform to support sustainability. This simulation borrowed the concepts of Affective Computing, area of computing that has gained importance in recent years, and is responsible for merging the work in psychology and computing. Therefore, the present work in this thesis presents information on the relationship of psychology, sustainability, affective computing and how these fields can be interconnected. It was developed a platform using virtual agent technology to collect information about the environment and should proceed to the calculation of an emotional state. The results obtained from the work were encouraging, and show that this type of simulation can be an advantage for a system to support the sustainability based on ambient intelligence, It can make decisions and act upon an ambient, having prior information or hypothesis of the emotional state of its users.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComputação afetivapor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectInteligência ambientepor
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectAffective computingpor
dc.subjectSustainabilitypor
dc.subjectAmbient intelligencepor
dc.subjectPsychologypor
dc.titleSocial simulations of human behavior in virtual agents for sustainability management platformspor
dc.typemasterThesispor
dc.commentseeum_di_dissertacao_pg21000por
dc.subject.udc681.3-
dc.subject.udc159.942-
dc.subject.udc504.06-
dc.identifier.tid201195305por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
eeum_di_dissertacao_pg21000.pdf7,66 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID