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dc.contributor.advisorCampos, J. Creissac-
dc.contributor.authorMoreira, Rui Manuel Ferreira de Carvalho Azevedo-
dc.date.accessioned2014-02-06T15:22:33Z-
dc.date.available2014-02-06T15:22:33Z-
dc.date.issued2011-12-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/27857-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia de Informáticapor
dc.description.abstractThe prototyping of ubiquitous environments has never been an easy task. Under normal circumstances, this type of system can only be tested during deployment, resulting in complications in the development process. To solve this issue, developers at the Department of Informatics in the University of Minho created the rApid Prototyping for user EXperience (APEX) framework, that relies on a 3D application server to create simulations for ubiquitous environments. The goal is to use these simulations as prototypes of the actual environments, allowing early assessment of how users will experience the proposed designs. The focus of this dissertation is in integrating a 3D application server with a Cave Automatic Virtual Environment (CAVE), for a more realistic approach when using the APEX framework. 3D application servers provide the means to develop virtual worlds. The CAVE is a Virtual Reality (VR) theatre where a user can interact with an immersive environment, through sensors and mobile devices. This dissertation shows a set of solutions to achieve the desired integration, as well as a number of interaction devices that can be used for this purpose.por
dc.description.abstractA prototipagem de ambientes ubíquos nunca foi uma tarefa fácil. Por norma, este tipo de sistema só pode ser testado durante o seu uso efetivo, o que acaba por resultar em complicações no processo de desenvolvimento. Para resolver este problema, foi criada a framework rApid Prototyping for user EXperience (APEX), no Departamento de Informática da Universidade do Minho, que utiliza um servidor de aplicações 3D para criar simulações de ambientes ubíquos. O seu objetivo é utilizar estas simulações como protótipos dos ambientes, possibilitando desde cedo uma avaliação da sua experiência de utilização. O objetivo desta dissertação consiste na integração de um servidor de aplicações 3D com uma Cave Automatic Virtual Environment (CAVE), no sentido de se obter simulações mais realistas durante a utilização da framework APEX. Um servidor de aplicações 3D providencia meios para o desenvolvimento de mundos virtuais, enquanto que uma CAVE é um sistema de realidade virtual que permite ao utilizador interagir com um ambiente imersivo, por intermédio de sensores e dispositivos móveis. Nesta dissertação, apresenta-se um conjunto de soluções para obter este tipo de integração, assim como alguns dispositivos de interação que podem ser utilizados para este propósitopor
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subject3D Application Serverspor
dc.subjectAPEX Frameworkpor
dc.subjectCAVEpor
dc.subjectMotion Capturepor
dc.subjectOpenSimulatorpor
dc.subjectSecond Lifepor
dc.subjectVR Frameworkspor
dc.subjectWiimotepor
dc.subjectFramework APEX,por
dc.subjectFrameworks de Realidade Virtualpor
dc.subjectCaptura de Movimentopor
dc.subjectServidores de Aplicações 3Dpor
dc.titleIntegrating a 3D application server with a CAVEpor
dc.typemasterThesispor
dc.commentseeum_di_dissertacao_pg15397por
dc.subject.udc681.3-
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

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