Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27848

TítuloAn open source virtual globe for android
Autor(es)Almeida, Paulo Adelino Dias
Orientador(es)Rocha, Jorge Gustavo
Data2013
Resumo(s)Virtual globes have a number of key bene ts as a platform for communicating and visualizing geospatial data over traditional technologies. Virtual globes have increased in popularity and several implementations are available that cater to di erent audiences from education to industry. Despite these advantages, an open source virtual globe solution is still not available for mobile environments. Our goal is the development on an open source globe for Android, able to receive 3D scenes from a W3DS server. We present the architecture and the implementation decisions. We choose to develop the virtual globe on top of osgEarth which takes advantage of the OpenSceneGraph toolkit. Based on this decision, we explain how osgEarth was extended to consume new 3D data sources and how it was ported to the Android platform. Porting to Android requires major changes in the OpenGL API usage. Embedded devices only support a subset of the OpenGL API. We provide a virtual globe application that runs natively on the Android operating system. It is implemented on top of the osgEarth framework. osgEarth was ported to Android and expanded to support additional features. Pointers to the source code repositories are provided. With the work developed in this project, mobile virtual globe solutions can be customized and deployed, providing powerful visualizations and more intuitive interactions.
Nos últimos anos, aplicações de globo virtual sofreram um grande aumento na sua popularidade e proliferação. Este tipo de aplicação oferece um grande conjunto de vantagens em relação às soluções tradicionais para a visualização e interação com dados geoespaciais. Estas vantagens levaram a um elevado interesse na presença desta solução em ambientes móveis. No entanto, uma solução open source para globos virtuais em Android ainda não se encontra disponível. O objectivo principal deste trabalho é então disponibilizar em Android uma solução de globo virtual open source. O globo implementado terá também de ser capaz de consumir o serviço W3DS recentemente especi cado. Apresentamos a arquitectura da nossa solução e as escolhas realizadas. Escolhemos basear a nossa solução no osgEarth, framework de globos virtuais que recorre ao OpenSceneGraph para as suas necessidades de rendering. Esta decisão implicou um processo de porting destas libraries para Android, efectuando todas as adaptações necessárias. De especial importância a adaptação do código dos shaders responsáveis pelo rendering grá co, uma vez que em Android apenas há disponível o OpenGL ES, especi cação limitada do OpenGL. O osgEarth foi também expandido de forma a ser capaz de consumir o W3DS. Disponibilizamos uma solução de globo virtual que corre nativamente em Android e é capaz de consumir o W3DS. A framework osgEarth foi assim expandida com novas funcionalidades e passou também a estar disponivél para Android. Com o trabalho realizado, globos virtuais móveis podem ser personalizados e implementados fácilmente.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/27848
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

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