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https://hdl.handle.net/1822/27848
Title: | An open source virtual globe for android |
Author(s): | Almeida, Paulo Adelino Dias |
Advisor(s): | Rocha, Jorge Gustavo |
Issue date: | 2013 |
Abstract(s): | Virtual globes have a number of key bene ts as a platform for communicating
and visualizing geospatial data over traditional technologies. Virtual globes have
increased in popularity and several implementations are available that cater to
di erent audiences from education to industry.
Despite these advantages, an open source virtual globe solution is still not
available for mobile environments.
Our goal is the development on an open source globe for Android, able to
receive 3D scenes from a W3DS server. We present the architecture and the implementation
decisions. We choose to develop the virtual globe on top of osgEarth
which takes advantage of the OpenSceneGraph toolkit. Based on this decision, we
explain how osgEarth was extended to consume new 3D data sources and how it
was ported to the Android platform. Porting to Android requires major changes in
the OpenGL API usage. Embedded devices only support a subset of the OpenGL
API.
We provide a virtual globe application that runs natively on the Android operating
system. It is implemented on top of the osgEarth framework. osgEarth
was ported to Android and expanded to support additional features. Pointers to
the source code repositories are provided.
With the work developed in this project, mobile virtual globe solutions can
be customized and deployed, providing powerful visualizations and more intuitive
interactions. Nos últimos anos, aplicações de globo virtual sofreram um grande aumento na sua popularidade e proliferação. Este tipo de aplicação oferece um grande conjunto de vantagens em relação às soluções tradicionais para a visualização e interação com dados geoespaciais. Estas vantagens levaram a um elevado interesse na presença desta solução em ambientes móveis. No entanto, uma solução open source para globos virtuais em Android ainda não se encontra disponível. O objectivo principal deste trabalho é então disponibilizar em Android uma solução de globo virtual open source. O globo implementado terá também de ser capaz de consumir o serviço W3DS recentemente especi cado. Apresentamos a arquitectura da nossa solução e as escolhas realizadas. Escolhemos basear a nossa solução no osgEarth, framework de globos virtuais que recorre ao OpenSceneGraph para as suas necessidades de rendering. Esta decisão implicou um processo de porting destas libraries para Android, efectuando todas as adaptações necessárias. De especial importância a adaptação do código dos shaders responsáveis pelo rendering grá co, uma vez que em Android apenas há disponível o OpenGL ES, especi cação limitada do OpenGL. O osgEarth foi também expandido de forma a ser capaz de consumir o W3DS. Disponibilizamos uma solução de globo virtual que corre nativamente em Android e é capaz de consumir o W3DS. A framework osgEarth foi assim expandida com novas funcionalidades e passou também a estar disponivél para Android. Com o trabalho realizado, globos virtuais móveis podem ser personalizados e implementados fácilmente. |
Type: | Master thesis |
Description: | Dissertação de mestrado em Engenharia Informática |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/27848 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado DI - Dissertações de Mestrado |
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