Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27827

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAnalide, César-
dc.contributor.authorBorges, André Paulo Renato Pereira-
dc.date.accessioned2014-02-05T15:21:58Z-
dc.date.available2014-02-05T15:21:58Z-
dc.date.issued2012-12-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/27827-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia de Informáticapor
dc.description.abstractEste trabalho, ou este estudo, ou esta experiência tenta demonstrar que existem ferramentas diferentes das já utilizadas para ajudar os alunos a compreender o funcionamento exato da disciplina de Matemática. Assim sendo, todo este projeto concentra-se na obtenção de formas diferentes de ensinar matemática aos alunos. A robótica, como instrumento de ensino e demonstração, vai permitir aos alunos terem um contacto prático com as matérias que lhes são ensinadas. Este projeto decorre numa escola básica com alunos do 5o ano. Todos estes alunos são voluntários e eram alunos com notas medianas a esta disciplina no ano anterior. Os robôs utilizados, são robôs da Lego Mindstorms NXT, com o respectivo software de programação. Os alunos tinham de os programar consoante a matéria que iam dando nas aulas. Nenhum aluno tinha tido contacto com estes robôs e muitos deles nem sequer nunca tinham mexido em computadores. Esta articulação programa-aluno-professor foi feita com a Diretora de Turma e a professora de Matemática, que iam revelando a planificação das aulas para que os alunos pudessem experimentar na prática o que tinham aprendido.por
dc.description.abstractThis study or this work, tries to demonstrate that there are different tools from the ones used before, to help students understand the exact procedure of the Mathematics subject. So, this whole project is focused in teaching Mathematics in a different approach. Robotics, as a teaching and demonstration tool, will allow the students to experience in a useful way the topics they’ll be learning. This project involves students of the 5th grade of a Middle School. All the students were volunteers and had had a medium evaluation the previous school year. The robots used are Lego Mindstorms NXT, with the proper programming software. The students had to program them according to what they learned in class. None of the students had ever used these computers and some of them had never used a computer before. This purpose: program-student-teacher was done with the class director and the Maths teacher, who explained their planning to the students so that they could put into practise their work.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleUma experiência educativa com robótica inteligentepor
dc.typemasterThesispor
dc.commentseeum_di_dissertacao_pg11177por
dc.subject.udc681.5-
dc.subject.udc51:372.851-
dc.subject.udc372.851:51-
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
eeum_di_dissertacao_pg11177.pdf29,09 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID