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dc.contributor.authorBisinoto, Cynthia-
dc.contributor.authorMarinho, Claisy-
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.-
dc.date.accessioned2014-01-31T13:29:23Z-
dc.date.available2014-01-31T13:29:23Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn1647-8614por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/27742-
dc.description.abstractA Psicologia Escolar tem como eixo de atuação a mediação dos processos de aprendizagem e de desenvolvimento humano. Apesar de historicamente a área ter se vinculado à escola, outros contextos institucionais, como a Educação Superior, vêm sendo reconhecidos como espaços potenciais de aprendizagem, formação e desenvolvimento humano. Assim como ocorreu na educação básica e secundária, a atuação da Psicologia Escolar na Educação Superior tem se baseado em uma intervenção clássica, voltada para a orientação e o atendimento do estudante. Contudo, além das ações tradicionais, outras de caráter preventivo, processual e institucional também podem ser realizadas. Em uma perspectiva ampliada de atuação, os psicólogos escolares podem acompanhar o processo de ensino e aprendizagem com ênfase no desenvolvimento de competências discentes; promover discussões acerca do desenvolvimento do jovem-adulto; investigar as concepções dos profissionais sobre ensino, aprendizagem e avaliação, favorecendo a conscientização e intencionalidade às práticas educativas; participar na formação continuada do corpo docente e técnico; colaborar com o processo de avaliação institucional, entre outras ações. A Psicologia Escolar pode, assim, favorecer práticas promotoras do desenvolvimento das instituições, dos seus agentes e dos estudantes, contribuindo para a democratização efetiva do sucesso acadêmico diante dos contrastes sócio-culturais dos alunos que hoje acedem ao Ensino Superior.por
dc.description.abstractLa Psychologie scolaire a pour axe la médiation des processus d›apprentissage et de développement humain. Quoiqu’associé, du point de vue historique, à l’école, ce domaine fait l’objet de reconnaissance par d’autres contextes institutionnels, tels que l›Enseignement Supérieur, reconnus comme espaces potentiels d›apprentissage, de formation et de développement humain. A l’instar de ce qui s’est vérifié dans le cadre de l›éducation présecondaire et secondaire, l’agir de la Psychologie scolaire dans l›Enseignement Supérieur a pour base une intervention classique, centrée sur l’orientation des élèves et l’assistance correspondante. Cependant, au-delà des actions traditionnelles, d’autres actions à caractère préventif, procédural et institutionnel peuvent également être effectuées. Dans une perspective plus large de leur agir, les psychologues scolaires peuvent, parmi d’autres actions, suivre le processus d’enseignement et d’apprentissage en mettant l’accent sur le développement des compétences des élèves, promouvoir des discussions sur le développement des jeunes-adultes, enquêter sur les conceptions des professionnels sur l’enseignement, l’apprentissage et l’évaluation, en favorisant la prise de conscience et l’intentionnalité de la part des pratiques éducatives, participer à la formation continue du corps enseignant et technique et collaborer avec le processus d’évaluation institutionnelle. La Psychologie scolaire peut donc favoriser des pratiques qui se proposent de promouvoir le développement des institutions, de leurs agents et des étudiants, contribuant ainsi à la démocratisation effective de la réussite scolaire tout en tenant compte des contrastes socioculturels des élèves qui accèdent aujourd’hui à l’Enseignement Supérieur.por
dc.description.abstractThe mediation of the processes of learning and human development is the line of action of the School Psychology. Although, historically, School Psychology have been linked to the school, other institutional contexts, as Higher Education, have been recognized as potential spaces for learning, training and human development. Just as occurred in basic and secondary schools, the work of school psychologists in Higher Education has been based on a classical action, centered on student counseling and treatment. However, in addition to traditional actions, other preventive and institutional activities can also be performed, expanding the possibilities of intervention of School Psychology. In a broader perspective, the school psychologists can monitor the process of teaching and learning with emphasis on students’ competences development; promote discussions on young-adult development and its relation to the training process; investigate the professionals’ conceptions about teaching, learning and evaluation; collaborate with the institutional evaluation; among other actions. By this way, the School Psychology can promote intentional and contextualized practices, which can improve the development of institutions, their staff and students, beyond collaborating for the effective democratization of academic success in face of socio-cultural contrasts of the students who are now coming to Higher Education.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPsicologia escolarpor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectAtuação institucionalpor
dc.subjectEquidade socialpor
dc.subjectPsychologie scolairepor
dc.subjectEnseignement supérieurpor
dc.subjectAgir institutionnelpor
dc.subjectÉquité socialepor
dc.subjectSchool Psychologypor
dc.subjectHigher Educationpor
dc.subjectInstitutional interventionpor
dc.subjectSocial equitypor
dc.titleA atuação da psicologia escolar na educação superior: algumas reflexõespor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://iduc.uc.pt/index.php/rppedagogia/article/view/1293/741por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage39por
oaire.citationEndPage55por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleRevista portuguesa de pedagogiapor
oaire.citationVolume45por
sdum.journalRevista Portuguesa de Pedagogiapor
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A Atuação da Psicologia Escolar.pdfArtigo em Revista118,59 kBAdobe PDFVer/Abrir

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