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https://hdl.handle.net/1822/27608
Título: | Para uma cartografia imaginária: desfragmentação de "As cidades invisíveis" de Italo Calvino |
Autor(es): | Silva, Ana Carina Oliveira |
Orientador(es): | Fernandes, Eduardo Jorge Cabral dos Santos |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | Para uma Cartografia Imaginária pretende interpretar todos os lugares que o
leitor/a vê ao viajar pelas Cidades Invisíveis. O caminho traçado por Calvino desvendanos
subtis relações entre personagens sem nome, que nos contam como vivem, onde
vivem ou onde poderiam viver. Ao deixar em aberto quais são as cidades descritas, o
autor conduz o nosso imaginário por diversos cenários e épocas sem nunca ser possível
identificar, com uma certeza inequívoca, a cidade que o autor retrata. Esbate-se a cidade
real e a cidade utópica para nascer a cidade invisível.
A desfragmentação que se apresenta nesta dissertação resulta de uma intenção
de refletir sobre a cidade. Neste sentido, a nova sequência narrativa que aqui propomos
corresponde a uma análise realizada sob o ponto de vista arquitetónico e urbanístico,
mas abriu espaço a que outras áreas que se consideraram pertinentes se inscrevessem e
diluíssem nesta análise. As cidades foram reagrupadas e analisadas sequencialmente,
segundo o tema em que se inserem, e foram realizados vários quadros onde se
procuraram conexões variáveis, consoante os pressupostos que interessava analisar. À
semelhança do que acontece num tabuleiro de xadrez, tema recorrente no texto, as
cidades (como peças) foram deslocadas, propondo novas ligações.
Foi possível estabelecer uma conexão entre as várias narrativas de As Cidades
Invisíveis; aliás, a sua leitura individual torna-as incompletas, sendo apenas na sua
continuidade que se complementam. A estrutura dúplice presente na obra é uma das
características que estimula a criação de esquemas abstratos, onde se estabelecem
ligações que impulsionam a especulação sobre diversos temas, tendo sempre como
pretexto uma vontade de pensar a cidade. The intention of this Imaginary Map is to interpret all the places which the reader visits while he is traveling through The Invisible Cities. The path traced by Calvino unveils to us the subtle relationships between unnamed characters who tell us how they live, where they live or where they could live. In order to leave the described cities open for interpretation, the author leads our imagination through several scenes and times without identifying, with certainty, which city he is describing. The real city and the utopian city merge into the Invisible City. The intended defragmentation of this dissertation is the result of a reflection upon the city. In this sense, we propose a narrative which corresponds sequentially to an architectural and urban analysis, but gives way to other areas. The cities were grouped according to the subject in which they belonged, and were charted according to their themes even as other connections appeared in the process. The recurring theme in the text is similar to a chessboard, where the cities, like pawns, were displaced by proposing new connections. It was possible to establish a connection between the various narratives of The Invisible Cities and even though each city’s individual reading makes them incomplete (on their own), only in its continuity do they complement each other. The dual structure (of good and bad) in this work is one of the characteristics that stimulates the creation of abstract schemes, which establish connections that drive speculation on various topics, always having, as a pretext, a willingness to think about the City. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/27608 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EAAD - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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