Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27548

TítuloConhecimento e uso das TIC por estudantes da licenciatura em farmácia: estudo exploratório
Autor(es)Jesus, Ângelo
Gomes, Maria João
Ferreira, Susana
Cruz, Agostinho
Palavras-chaveLiteracia digital
web 2.0
Estudantes
e-learning
Digital literacy
Students
Data2013
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
Resumo(s)Tem sido discutido, no seio da academia, uma distinção entre “nativos” e “imigrantes” digitais, a qual, supostamente, não deverá ser ignorada, dadas as suas alegadas implicações ao nível das metodologias de ensino e aprendizagem implementadas nas Escolas e Universidades. Na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP), pretende-se realizar uma integração crescente do TIC e das Ferramentas Web 2.0 nas formações conferentes de grau. Contudo, é necessário perceber se os estudantes detêm competências e conhecimentos que lhes permitam prosseguir os estudos em modalidade de ensino a distância mediado por computador (e-learning). Nesse sentido realizou-se um estudo exploratório de carácter descritivo no qual participaram 52 estudantes do 2º ano da Licenciatura de Farmácia da ESTSP. Com base nos resultados obtidos, infere-se que todos os estudantes utilizam as TIC com frequência, mas que a sua utilização em contexto académico é ainda reduzido. Constatou-se também que, na sua generalidade não dominam a maioria das ferramentas da Web 2.0. O estudo evidencia que a pertença cronológica a uma geração digital, não implica o domínio pleno das TIC, pelo que esse não deve ser um pressuposto assumido como universal.
It has been discussed within academia, a distinction between digital "natives" and "immigrants", which supposedly should not be ignored, given its alleged implications on teaching and learning methodologies implemented in Colleges and Universities. The School of Allied Health Sciences of Oporto (ESTSP) intends to promote an increasing integration of ICT and Web 2.0 tools in bachelor and master degrees. However, it is necessary to understand whether students hold skills and knowledge that enables them to pursue their studies in e/b-learning. A sample of 52 students of the 2nd year of the Bachelor of Pharmacy participated on this study. Based on these results, it appears that all students are using ICT frequently, but the application is reduced in an academic context. Additionally, they do not master the majority of Web 2.0 tools. Clearly, belonging to a digital generation does not imply that the students have ICT skills that will allow them to pursue their education in e/b-learning.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/27548
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Angelo- MJG-Susana-Agostinho.pdf355,5 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID