Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27536

TítuloA entrada das micro e pequenas empresas brasileiras em Portugal : causas e desafios do processo de internacionalização
Autor(es)Nickel, Francine
Orientador(es)Soares, Ana Maria
Data2013
Resumo(s)Esta investigação foi desenvolvida com objetivo geral de compreender as causas e desafios que as micro e pequenas empresas brasileiras encontram na da internacionalização para o mercado português. O método utilizado para a realização desta investigação foi a abordagem qualitativa e a recolha dos dados primários foi feita através de entrevistas estruturadas, onde 3 microempresas e 3 empresas de pequena dimensão do Brasil com diferentes modos de entrada responderam a questões sobre a seleção do país, modo de entrada, motivações e barreiras encontradas diante da internacionalização para o mercado português. Após a realização das inferências, pôde-se concluir que o que motiva as micro e pequenas empresas brasileiras à internacionalizar para Portugal são as semelhanças culturais e a inserção de Portugal na União Europeia. As barreiras encontradas pelas micro e pequenas empresas brasileiras no mercado português são na maioria das vezes burocráticas, e acontecem pela falta de uma análise detalhada prévia no país de interesse. Os únicos modos de entrada em mercados internacionais relevantes para as micro e pequenas empresas brasileiras diante da internacionalização são a exportação e o investimento direto no estrangeiro. Estes resultados permitiram suportar quatro das nove hipóteses geradas para o modelo de investigação a partir da teoria situada no enquadramento teórico e na contextualização desta dissertação. Compreender as motivações e desafios encontrados pelas micro e pequenas empresas portuguesas no processo de internacionalização para o Brasil é uma recomendação para futuras investigações.
This research was developed with the main goal of understanding the challenges and barriers of micro and small Brazilian’s enterprises when they expand their business to the Portuguese market. The method used for this research was the qualitative approach. Primary data was obtained through structured interviews. Three micro and three small companies were chosen to identify their motivations, entry mode and market selection. Results show that cultural similarities and the integration of Portugal in the European Union are the main motivations found by micro and small enterprises from Brazil that internationalize to the Portuguese market. Barriers encountered are mainly related to bureaucracy and lack of prior market analysis to process of internationalization. The only way relevant entry modes for Brazilian enterprises in an international market is through direct foreign investment and exportation. The obtained results supported four out of nine hypothesis created from the research model developed by the theory framed and the context of this dissertation. Understanding the motivation and challenges behind the micro and small Portuguese’s enterprises that want to internationalize to Brazilian’s market is a recommendation for future studies.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/27536
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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