Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27130

TítuloEarly stages of cognate and noncognate word acquisition in children: the role of list composition
Autor(es)Moreira, Ana Júlia Fernandes
Orientador(es)Comesaña, Montserrat
Soares, Ana Paula
Casalis, Séverine
Palavras-chaveAquisição de segunda língua
Efeito de interferência semântica
Composição da lista de estímulos
Estatuto da palavra
Second language acquisition
Semantic interference effect
Stimuli list composition
Cognate status
Data2013
Resumo(s)Uma questão central no bilinguismo é saber que fatores podem afetar as ligações léxico-semânticas entre palavras da língua materna e as de um novo idioma. Estudos recentes demonstraram que o método de aprendizagem (baseado em imagens vs. palavras), bem como o estatuto da palavra (cognata vs. não cognata) (Comesaña, Soares, Sanchez-Casas, & Lima, 2012a), influenciam o acesso ao sistema conceptual mesmo em fases iniciais da aprendizagem de uma segunda língua (L2) (Comesaña, Perea, Pineiro, & Fraga, 2009). Este estudo procurou explorar os efeitos de composição da lista de estímulos no estabelecimento dessas ligações, bem como a sua estabilidade no tempo. Crianças no quinto ano aprenderam palavras cognatas e não cognatas separadamente (condição bloqueada) ou em conjunto (condição mista), através de um método baseado em imagens. De seguida, realizaram uma tarefa de reconhecimento de traduções, imediatamente após a aprendizagem e uma semana depois. Tal como esperado, as crianças demoraram mais tempo e cometeram mais erros a rejeitar palavras semanticamente relacionadas do que palavras não relacionadas com a palavra na L2 (efeito de interferência semântica). Adicionalmente, na condição bloqueada, o efeito foi observado apenas para cognatas. As implicações destes resultados são discutidas à luz do Modelo Hierárquico Revisto (Kroll & Stewart, 1994).
Understanding the type of lexical-semantic connections and their establishment in second language (L2) acquisition is a main topic in bilingualism research. Recent studies showed the learning method used (picture vs. word-based methods) influence the access to the conceptual system in early stages of L2 learning (Comesaña et al., 2009). Moreover, this effect seems to vary according to word status, especially in children (Comesaña et al., 2012a). This study aimed to further explore list composition effects in the establishment of L2 wordsto- concepts connections by using a picture-based method. Fifth-grade children were taught cognate and noncognate words, presented separately or in a mixed way. Afterwards, they performed a backward-translation recognition task. Results revealed, as expected, that children took longer and made more errors when rejecting semantically related than unrelated words as correct translations (semantic interference effect). Importantly, a differential processing for cognate words was observed in the blocked condition. These findings are discussed within the light of the Revised Hierarchical Model (Kroll & Stewart, 1994).
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/27130
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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