Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27123

TítuloConflitos semióticos na resolução de um problema de testes de hipóteses para a proporção por estudantes do ensino superior
Autor(es)Gonçalves, Gabriela
Fernandes, José António
Nascimento, Maria Manuel
Palavras-chaveAprendizagem da Estatística
Inferência
Testes de hipóteses para a proporção
Enfoque Ontosemiótico
Ensino superior
DataNov-2013
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Resumo(s)Neste trabalho analisamos as resoluções de 223 alunos da Licenciatura de Engenharia Informática do Instituto Superior de Engenharia do Porto, no letivo 2012-2013, quando confrontados com um problema de testes de hipóteses para a proporção. Tendo por referência teórica o Enfoque Ontosemiótico do conhecimento e do ensino da matemática, estudaram-se os conhecimentos matemáticos implícitos nas respostas a partir dos objetos e processos matemáticos utilizados, enfatizando-se a relação expressão – conteúdo das funções semióticas como meio de caracterizar possíveis conflitos semióticos. Em termos de resultados, para além da elevada percentagem de alunos que não responderam ou que apresentaram respostas sem sentido, salienta-se a existência de vários conflitos semióticos associados à formulação das hipóteses, ao cálculo da estatística do teste e à tomada de decisão.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/27123
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2013 XXIVSIEMc.pdfDocumento principal270,22 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID