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dc.contributor.authorPereira, Sara-
dc.contributor.authorPereira, Luís-
dc.date.accessioned2013-12-17T11:29:11Z-
dc.date.available2013-12-17T11:29:11Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.isbn978-989-97244-1-9-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/27089-
dc.description.abstractNo final de 2010, assinalaram-se os 25 anos do início do Projecto Minerva, um programa da responsabilidade do Ministério da Educação que pretendia introduzir as TIC no ensino não superior. Desde o seu final (durou quase 10 anos), outras iniciativas foram criadas pelos diversos governos. Já em 2005, surge o Plano Tecnológico da Educação, no âmbito do qual nasce, dois anos mais tarde, uma medida com enorme impacto na sociedade portuguesa, a iniciativa e-escolinha e o computador Magalhães. Com este artigo pretende-se fazer um levantamento das diferentes iniciativas das últimas duas décadas e meia, nomeadamente quais os seus objectivos, o enfoque, responsáveis e impacto. Para além de uma perspectiva histórica, é fundamental compreender que evolução existe nas várias medidas, quais as variáveis que se mantêm, que ideologias político-partidárias subjazem, que avaliações foram realizadas ao nível dos diferentes impactos na sociedade portuguesa, qual a relevância da literacia dos media nestas medidas. Como síntese, será construído um quadro cronológico com quatro níveis sobrepostos, a saber: i) políticas da União Europeia, ii) Legislaturas e Governos nacionais, iii) as políticas para a Sociedade da Informação em Portugal, iii) iniciativas educativas tecnológicas. No âmbito do programa “e-Escolinha” será apresentado uma investigação, em curso na Universidade do Minho, que pretende estudar o impacto do projecto Magalhães nas crianças, nas escolas e na sociedade em geral, partilhando uma súmula de alguns dos resultados obtidos até ao momento. Um dos principais objectivos desta pesquisa, financiada pela FCT, é apurar o lugar que a literacia dos media ocupa nas preocupações e fundamentos da iniciativa e-Escolinhas e, em comparação, que destaque teve (se é que teve) nas anteriores iniciativas que serão igualmente objecto de análise nesta comunicação.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPolíticas tecnológicas para a educaçãopor
dc.subjectProjecto Minervapor
dc.subjecte-Escolinhapor
dc.subjectComputador 'Magalhães'por
dc.titlePolíticas tecnológicas educativas em Portugal : do projecto Minerva à iniciativa e-Escolinhapor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewednopor
dc.relation.publisherversionhttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/lmc/issue/current/showTocpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate25-26 Março 2011por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage157por
oaire.citationEndPage168por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
oaire.citationTitle1º Congresso Nacional "Literacia, Media e Cidadania"por
sdum.conferencePublication1º Congresso Nacional "Literacia, Media e Cidadania"por
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2011, Políticas tecnológicas educativas em Portugal - do Projeto Minerva à Iniciativa e-Escolinhas.pdfDocumento Principal112,29 kBAdobe PDFVer/Abrir

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