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https://hdl.handle.net/1822/27089
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pereira, Sara | - |
dc.contributor.author | Pereira, Luís | - |
dc.date.accessioned | 2013-12-17T11:29:11Z | - |
dc.date.available | 2013-12-17T11:29:11Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-97244-1-9 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/27089 | - |
dc.description.abstract | No final de 2010, assinalaram-se os 25 anos do início do Projecto Minerva, um programa da responsabilidade do Ministério da Educação que pretendia introduzir as TIC no ensino não superior. Desde o seu final (durou quase 10 anos), outras iniciativas foram criadas pelos diversos governos. Já em 2005, surge o Plano Tecnológico da Educação, no âmbito do qual nasce, dois anos mais tarde, uma medida com enorme impacto na sociedade portuguesa, a iniciativa e-escolinha e o computador Magalhães. Com este artigo pretende-se fazer um levantamento das diferentes iniciativas das últimas duas décadas e meia, nomeadamente quais os seus objectivos, o enfoque, responsáveis e impacto. Para além de uma perspectiva histórica, é fundamental compreender que evolução existe nas várias medidas, quais as variáveis que se mantêm, que ideologias político-partidárias subjazem, que avaliações foram realizadas ao nível dos diferentes impactos na sociedade portuguesa, qual a relevância da literacia dos media nestas medidas. Como síntese, será construído um quadro cronológico com quatro níveis sobrepostos, a saber: i) políticas da União Europeia, ii) Legislaturas e Governos nacionais, iii) as políticas para a Sociedade da Informação em Portugal, iii) iniciativas educativas tecnológicas. No âmbito do programa “e-Escolinha” será apresentado uma investigação, em curso na Universidade do Minho, que pretende estudar o impacto do projecto Magalhães nas crianças, nas escolas e na sociedade em geral, partilhando uma súmula de alguns dos resultados obtidos até ao momento. Um dos principais objectivos desta pesquisa, financiada pela FCT, é apurar o lugar que a literacia dos media ocupa nas preocupações e fundamentos da iniciativa e-Escolinhas e, em comparação, que destaque teve (se é que teve) nas anteriores iniciativas que serão igualmente objecto de análise nesta comunicação. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Políticas tecnológicas para a educação | por |
dc.subject | Projecto Minerva | por |
dc.subject | e-Escolinha | por |
dc.subject | Computador 'Magalhães' | por |
dc.title | Políticas tecnológicas educativas em Portugal : do projecto Minerva à iniciativa e-Escolinha | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/lmc/issue/current/showToc | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 25-26 Março 2011 | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 157 | por |
oaire.citationEndPage | 168 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga | por |
oaire.citationTitle | 1º Congresso Nacional "Literacia, Media e Cidadania" | por |
sdum.conferencePublication | 1º Congresso Nacional "Literacia, Media e Cidadania" | por |
Aparece nas coleções: | CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2011, Políticas tecnológicas educativas em Portugal - do Projeto Minerva à Iniciativa e-Escolinhas.pdf | Documento Principal | 112,29 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |