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TítuloAtitudes face à adoção de crianças por casais homossexuais: a visão de estudantes do ensino não regular da região autónoma da Madeira
Autor(es)Delgado, André José Gonçalves
Orientador(es)Nogueira, Conceição
Palavras-chaveHomoparentalidade
Adoção
Atitudes
Competências parentais
Resultados desenvolvimentais
Same-sex parenting
Adoption
Attitudes
Parental competence
Development outcomes
Data2013
Resumo(s)Apesar da investigação não apresentar diferenças aos níveis do desenvolvimento da criança e das competências parentais, entre famílias homoparentais e heteroparentais, persistem atitudes negativas para com a homoparentalidade. O presente estudo procura avaliar as atitudes de estudantes de uma escola profissional na Região Autónoma da Madeira acerca das competências parentais e dos resultados desenvolvimentais de crianças em famílias homoparentais. Utilizando uma metodologia semi-experimental, criaram-se seis vinhetas que descrevem um casal (Gay, Hétero e Lésbico vs. Criança de 6 e de 12 anos) em processo de adoção. Os participantes (n = 288), perante uma versão distribuída aleatoriamente, responderam a questões acerca das competências parentais e outcomes desenvolvimentais da criança. Verificou-se uma atitude globalmente positiva em todas as condições experimentais. Quando comparadas, verificaram-se atitudes mais favoráveis aos casais heterossexuais. Os homens revelaram atitudes mais negativas nas situações de homoparentalidade. Nas situações em que a criança tinha 12 anos a antecipação dos resultados desenvolvimentais foi mais positiva. Estudos futuros deverão verificar se existem relações entre as atitudes face à homoparentalidade e atitudes face à institucionalização.
Although no differences on child’s development and parental competences have been found between heterosexual and same-sex parent families in previous studies, negative attitudes towards same-sex parenting still exist. This study examines how professional school students from the Autonomous Region of Madeira perceive samesex couples parental competence and what developmental outcomes they expect for their child. A semi-experimental methodology was used to create six vignettes describing a couple (gay, heterosexual and lesbian) adopting a male child (6 and 12 year old). Each participant (n = 288) read one of the situations created. Upon doing so, the participants rated two scales concerning the parental competence and the child development outcomes. A general positive attitude was found in all the experimental conditions. The heterosexual parental scenario had more positive attitudes than the homosexual scenarios. Male participants showed more negative attitudes toward samesex parenting. The participants rated the 12 year old boys’ potential outcome more positively than the 6 year old boys in same-sex parent scenarios. Future studies relating the perception of same-sex parenting and of institutionalization might bring better understanding to individual attitudes toward same-sex parenting.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/26760
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

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