Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/26683

TítuloAssessment of chinese learning in higher education : a study in Portugal and China
Autor(es)Zhang Yuyu
Orientador(es)Flores, Maria Assunção
Palavras-chaveAssessment
Chinese learning
Higher education
Avaliação
Aprendizagem do chinês
Ensino superior
Data2013
Resumo(s)This thesis reports on research on assessment of student learning of Chinese in higher education. This thesis draws upon earlier empirical work (Pereira, 2011; Pereira and Flores, 2013) on assessment in Higher Education carried out in the Portuguese context. In this research a different perspective was undertaken. This research relates to the Chinese context, but it also aims at contrasting the views of Chinese and Portuguese students in regard to assessment of Chinese learning. The main goal is to get to know higher education students' perspectives about assessment, particularly in regard to methods of assessment most used in higher education; the potential and difficulties in putting into practice the assessment process and the relationship between assessment and learning taking into from the perspective of students. To achieve this, an exploratory study was chosen. A questionnaire was used for data collection. The participants were 56 students from two universities (Nankai University, China and Minho University, Portugal). Data were analyzed according to frequencies and percentages. Finding show that the students do the traditional assessment (exam/test) frequently, but they do not hate it. Also, they think the traditional assessment (exam/test) can make the assessment process fairer. In addition, students want the teacher to use more than one assessment methods and use the same criteria to assess their learning. Differences were also found in regard to the differences between Portuguese and Chinese students’ perceptions about assessment. For instance, students in Portugal pay more attention to the scientific and continuous dimension of assessment rather than their Chinese counterparts. However, Chinese students pay more attention to diversity of the assessment methods than Portuguese students.
Esta tese baseia-se em trabalhos empíricos anteriores (Pereira, 2011; Pereira e Flores, 2013) na avaliação do Ensino Superior realizado no contexto português. Optámos por uma perspectiva e um campo de pesquisa diferentes. A minha perspectiva, assim como o meu campo de pesquisa, relacionam-se com o contexto chinês, mas também visam comparar as opiniões dos estudantes chineses e portugueses no que toca à avaliação da aprendizagem em chinês. Esta tese incide sobre a avaliação dos estudantes em chinês no Ensino Superior. O principal objectivo consiste em conhecer as perceções dos estudantes sobre a avaliação, especialmente sobre os métodos de avaliação mais utilizados no Ensino Superior, bem como as suas potencialidades e as dificuldades na operacionalização do processo de avaliação, e a relação entre a avaliação e a aprendizagem tendo em conta a perspectiva dos estudantes. Os dados foram recolhidos com base em questionários de modo a obter dados junto de 56 estudantes de duas universidades (Universidade de Nankai, na China, e Universidade do Minho, em Portugal). Neste trabalho analisamos os dados e discutimos os resultados, comparando ainda as percepções dos estudantes dos dois países. Os resultados indicam que o principal método de avaliação é o tradicional exame ou teste. Os participantes não levam problemas em relação a esta opção, pois consideram que a avaliação tradicional (exame / teste) pode tornar o processo de avaliação mais justo. Também sugerem que os professores devem usar mais de um que método de avaliação e utilizar os mesmos critérios para avaliar a sua aprendizagem. Foram encontradas diferenças entre as percepções dos estudantes portugueses e chineses. Por exemplo, os primeiros valorizam mais a dimensão científica e contínua da avaliação em detrimentos dos seus colegas chineses. Por outro lado, os estudantes da China reconhecem mais a diversidade de técnicas de avaliação do que os participantes portugueses.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Avaliação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/26683
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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