Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/2650

TitleAnálise experimental do comportamento de paredes de alvenaria de pedra não reforçada sob acções cíclicas no plano
Author(s)Vasconcelos, Graça
Lourenço, Paulo B.
Issue date2004
PublisherUniversidade do Minho. Departamento de Engenharia Civil (DEC)
CitationLOURENÇO, Paulo B.; BARROS, Joaquim, A. O.; OLIVEIRA, Daniel V. – “Sísmica 2004: actas do Congresso Nacional de Sismologia e Engenharia Sísmica, 6, Guimarães, 2004”. Guimarães: Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho, 2004. ISBN 972-8692-15-3. p. [531]-542.
Abstract(s)Com o presente trabalho pretende-se efectuar a avaliação experimental do comportamento de paredes de alvenaria de pedra não reforçada, com diferente aparelho das pedras em alçado, submetidas a acções horizontais cíclicas no plano. A análise dos resultados experimentais abrange a caracterização dos mecanismos de rotura, padrões de fendilhação, e a determinação da resistência última das paredes a acções horizontais cíclicas. Adicionalmente, realiza-se a discussão da resposta em termos de diagramas força-deslocamento, bem como o estudo comparativo da resistência e rigidez lateral para os dois tipos de paredes ensaiadas.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/2650
ISBN972-8692-15-3
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEC-EST - Comunicações a Conferências Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2004_Vasconcelos_Lourenco1.pdf635,95 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID