Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/26467
Título: | Aprendizagem baseada na resolução de problemas e materiais didáticos |
Autor(es): | Morgado, Sofia Vilaça, Teresa |
Data: | 2013 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | É consensual entre os especialistas na Educação em Ciências que os cidadãos cientificamente literatos precisam ser capazes de resolver problemas e fazer questões sobre as várias dimensões do seu próprio ambiente a fim de resolver problemas relacionados com a sua saúde e ambiente, entre outros. Dado o importante papel desempenhado pelos Manuais Escolares na Educação em Ciências, e pela importância emergente do uso de cenários e de WebQuests na sala de aula, este trabalho tem como objetivo analisar como é que esses materiais lidam com o questionamento, e, mais concretamente, se o usam, ou não, de modo consistente com as exigências da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP). Partindo do estado da arte antes do desenvolvimento do Projeto “Educação em Ciências para a Cidadania através da ABRP”, serão apresentados os principais resultados obtidos nesse projeto e serão equacionadas as implicações mais importantes desses resultados para a investigação e práticas na Educação em Ciências. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/26467 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprendizagem_Baseada_na_Resolução_de_Problemas_e_materiais_didáticos.pdf | Documento principal | 4,66 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |