Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/26414

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Esmeraldina-
dc.date.accessioned2013-11-28T12:37:51Z-
dc.date.available2013-11-28T12:37:51Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/26414-
dc.description.abstractComunicar e argumentar como se fez um determinado raciocínio matemático a alguém nem sempre é uma tarefa fácil. Ao proporcionar aos alunos de uma turma de 7ºano a discussão de situações matemáticas com recurso ao uso da tecnologia, foram criadas oportunidades para que explicassem os seus raciocínios e compreendessem os dos colegas. Este artigo analisa as interacções na sala de aula resultantes da aplicação de um conjunto de tarefas integradas no tema Triângulos e Quadriláteros. Este estudo analisa a forma como os alunos apresentam as suas resoluções e argumentam perante as dos colegas bem como o contributo da tecnologia para a explicitação desses raciocínios. Foram identificadas situações em que, apesar de respostas aparentemente certas, surgem de raciocínios falaciosos e, da mesma forma, uma resposta incorrecta pode ter por detrás um raciocínio válido. A possibilidade de proporcionar discussões matemáticas na sala de aula permitiu explicitar esse tipo de situações, que de outro modo não seriam facilmente identificadas.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação de Professores de Matemática (APM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicação matemática na sala de aulapor
dc.subjectInteracçõespor
dc.subjectDiscussão matemáticapor
dc.subjectTecnologiapor
dc.titleDiscussão matemática na sala de aula com recurso à tecnologia : os alunos explicam para se compreenderempor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate4 Set. - 5 Set. 2010por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage269por
oaire.citationEndPage283por
oaire.citationConferencePlaceAveiro, Portugalpor
oaire.citationTitleSeminário de Investigação em Educação Matemáticapor
sdum.conferencePublicationSeminário de Investigação em Educação Matemáticapor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2010_ActasSIEM_Esmeraldina.pdfArtigo_Esmeraldina_Helena1,19 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID